terça-feira, abril 16, 2013

ANDY WARHOL - ICONS (PSAIER AND THE FACTORY ARTWORKS) - A Arte Chegou ao Colombo









Fatigada e completamente arrasada não só pelas numerosas horas de voo suportadas nestes últimos dias, como pelo esforço gratificante a que fui submetida, uma surpresa muito agradável aguardava-me, logo ao regressar à minha cidade e ao meu país.

Por impiedosa necessidade, tive mesmo que me deslocar a uma das catedrais do consumo da nossa capital, neste caso o Centro Colombo, para aquisição de alguns artigos essenciais que haviam escasseado com a minha ausência. Mas não foi  uma rápida e enfadonha rotina de compras. Nada disso. A Praça Central deste complexo comercial está temporariamente e bem, transformada numa galeria de exposições, presentemente exibindo a mostra a que dedico esta mensagem. 


Ao vivo e a cores, são-nos mostradas obras verdadeiramente monumentais destes artistas, gratuitamente. Apaixonada como sou pela arte urbana, em quase todas as suas vertentes, imaginem...A exposição reúne uma seleção de obras originais de Warhol, como a famosa Campbell's Soup e os retratos de Marilyn Monroe ou Mick Jagger, mas revela também a colaboração artística com Petro Psaier.

Sob a curadoria de do crítico e historiador de arte italiano Maurizio Vanni, e tendo Guta Moura Guedes como embaixadora, um total de 32 obras dos dois artistas compõe a exposição que deverá permanecer até ao próximo dia 11 de julho.


Apresenta-nos como " a cena artística na Nova Iorque do final dos anos sessenta, era dominada pela Pop Art de Andy Warhol e pelos artistas de Factory, estúdio criado pelo mentor do movimento. Aí desenvolviam a ideia de sublimar objetos quotidianos e utilitários, independentemente da sua forma ou função originais, transformando-os em ícones tangíveis do imaginário coletivo", segundo a referência de Maurizio Vanni sobre a exposição.

É de louvar esta nova aposta do projeto "A Arte chegou ao Colombo". Tem tudo para resultar numa iniciativa de referência na divulgação e promoção de atividades culturais fora dos espaços tradicionais, permitindo assim que muitos públicos possam  não só interagir espontaneamente com a Pop Art, mas com as mais diversas manifestações artísticas. Tiveram já lugar, parcerias do Museu Coleção Berardo em 2011, e do MNAA-Museu Nacional de Arte Antiga, em 2012.



Amanhã tenciono voltar. Pena a proibição absoluta de fotografar, logo imposta à entrada por "simpáticos" seguranças, que proliferam por todo o recinto...







Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...