terça-feira, junho 07, 2011

COMUNIDADE VIDA E PAZ - Solidariedade em Portugal






A Comunidade Vida e Paz é uma organização que apoia os sem abrigo, com o objetivo de os reinserir como cidadãos participativos na sociedade. É uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) tutelada pelo Patriarcado de Lisboa e com sede em Alvalade. É de inspiração cristã, mas congratula-se com o facto de ter o apoio de imensas entidades e pessoas de diferente fé e diferente fundamentação humanística, que se lhe unem no sentido de prestar serviço à sociedade.
A noite dos "Sem-abrigo"

Distribui comida (28 800 sandes e 1920 litros de leite por mês) e roupa pelos sem-abrigo de Lisboa todas as noites do ano, como forma de construir  uma relação com as pessoas, que permita conhecer a sua situação e ajudá-los ou encorajá-los a entrar no programa de recuperação. Este programa é realizado num dos três centros terapêuticos da Comunidade (Quinta da Tomada, Quinta do Espírito Santo e Quinta de Fátima) e passa pela desabituação de substâncias, no caso de dependentes de drogas ou álcool, mas também sobretudo pela aquisição de uma nova atitude perante a vida e competências que aumentem a possibilidade de encontrar um emprego.

A distribuição de comida e roupas é feita pelas equipas de rua. Cada noite, três equipas (em média com nove elementos), percorrem três percursos diferentes da cidade de Lisboa. Várias empresas e benfeitores contribuem para o conteúdo das ceias (duas sandes, um bolo, uma peça de fruta e leite), e algumas contribuem também com voluntários.

Equipas da noite da Comunidade Vida e Paz

A Festa de Natal é o evento mais emblemático da Comunidade Vida e Paz. Recebe mais de 2500 convidados ao logo de três dias, proporcionando, para além da comida e roupa e alguns cuidados de higiene, o conforto físico e emocional de que estão usualmente privados. As inscrições para Voluntários para a Festa estarão disponíveis a partir do mês de setembro - esteja atento!

A Comunidade Vida e Paz começa por conhecer as pessoas sem-abrigo através das equipas da noite, que se aproximam com as ceias com o objetivo bem definido de conhecer a situação em que as pessoas se encontram e perceber como podem ser ajudados.
Irmã Maria Gonçalves,
fundadora da Comunidade Vida e Paz

A Comunidade Vida e Paz acredita que a evolução duma sociedade se mede menos pelo PIB e mais pelo número de pessoas que vive em condições dignas. Nas palavras da fundadora desta instituição, a Irmã Maria Gonçalves, "A Humanidade foi feita para ser feliz", a Comunidade Vida e Paz entende que é seu dever procurar a sua, e ajudar os outros a procurarem a deles. Neste contexto, a Comunidade Vida e Paz tem sempre a mão estendida  para ajudar quem queira transformar a sua vida e renascer para uma existência melhor - à distância de uma decisão.
O longo caminho da recuperação tem duas fases essenciais: o tratamento e a reinserção.

Presidente Cavaco silva e esposa, presentes na boda
realizada entre dois "Sem-abrigo", utentes da CVP

O tratamento assenta na reestruturação global do indivíduo "Sem Abrigo" nas vertentes física, psicológica e espiritual. Compreende todo um trabalho realizado por equipas multidisciplinares que acompanham os utentes desde a sua situação de exclusão à sua reinserção social. O tratamento tem a duração sensivelmente de 13 meses em regime de internamento.

A reinserção proporciona aos utentes da Comunidade Vida e Paz, a frequência de cursos de formação oficial com vista à valorização educacional e profissional, reconhecimento e valorização das potencialidades, visando a integração no mercado de trabalho. A Comunidade tem atualmente dois apartamentos de Reinserção Social para o apoio habitacional inicial, com acompanhamento bio-psicossocial.


Campanha da CVP, de angariação
de leite para os seus utentes






Seja solidário e ajude as pessoas necessitadas e sem-abrigo!
Ajude a fazer a diferença, contribua para levar um sorriso para quem precisa: "Seja a mudança que quer ver o mundo"- Mahatma Gandi.




Localização e contactos da CVP:
Sede: 
Rua Domingos Bontempo, N.º 7
1700-142 Lisboa
Telef: 21 846 01 65 / 843 97 93
Fax: 21 849 53 10
Tlm: 91 234 02 22
Email: geral@alvalade.cvidaepaz.pt 









1 comentário:

peonia disse...

Felicito-a pela actualidadea das suas mensagens. A CVP é uma obra que me habituei a admirar desde a primeira hora. Na ESRDL foi grande a adesão dos alunos e gosto de saber que, passados tantos anos, muitos continauam a colaborar.Assim se prova que a educação para o voluntariado começa na escola...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...