quinta-feira, junho 09, 2011

10 DE JUNHO - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas




Hoje celebra-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
O dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de Junho, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580, e é também um feriado nacional.
Início das cerimónias do 10 de Junho na cidade de
Castelo Branco

Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 e até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses, epíteto criado por Salazar na inauguração do Estádio do Jamor, em 1944.

A partir de 1963, o 10 de Junho tornou-se numa homenagem às Forças Armadas, numa exaltação da guerra e do poder colonial.

Com uma filosofia diferente, a Terceira República converteu-o em Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em 1978.

Presidente da República Cavaco Silva

Este dia assinala uma homenagem ao poeta Luís Vaz de Camões, génio da Pátria e escolhido como representante de Portugal na sua dimensão mais resplandecente e mais sublime. 

E é também o dia em que se tenta "dignificar, através da distribuição de determinados títulos e medalhas, portugueses que se tenham distinguido em determinadas áreas, sem distinção de opção ideológica ou da opção religiosa".

Este ano Castelo Branco foi a cidade escolhida para a realização destas festividades.

Monumento a Luís Vaz de Camões,
 em Lisboa








Dada a actual conjuntura política, além do Presidente do Presidente da República Cavaco Silva, estiveram
simultâneamente presentes os representantes do Governo demissionário e os representantes do novo Governo recentemente eleito.



Num clima de contenção económica, esta cerimónias já tradicionais, foram reduzidas e o Presidente da República  não deixou de mais uma vez apelar, nas sua diversas intervenções, à consciência coletiva de que esta é a "última oportunidade que Portugal tem, e de que não podemos falhar!".













2 comentários:

Anónimo disse...

Muito interessante e oportuno! Os Portugueses adoram feriados mas, poucos são os que se dedicam a saber o porquê dos mesmos, as comemorações em seu louvor e o que devemos refelctir sobre eles.
No caso do 10 de Junho e, devido às circunstâncias que nos envolvem, este ano, particularmente, acho Importaantíssimo o seu trabalho, além da qualidade que demonstra. Parabéns, um beijinho,
gabriela.

Unknown disse...

Obrigada, Gabriela.
Beijinhos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...