domingo, abril 17, 2011

CHOCOLATE - Uma Mensagem Deliciosa


A propósito da quadra que atravessamos, a Páscoa, e também numa tentativa de afastar sentimentos mais amargos, frutos do tempo de crise que atravessamos, mas a qual todos certamente queremos superar, passou-me pela cabeça a ideia de escrever uma mensagem doce, envolvente, deliciosa e também muito agradável ao nosso paladar. Escolhi dissertar sobre o chocolate. Este é o tempo propício para o saborearmos de mil e uma maneiras: os ovos ,os doces, os bombons, uma infinidade de guloseimas...
O melhor bolo de chocolate
do mundo

Pecado confessado é pecado meio perdoado, assumo-me como uma consumidora assídua do chocolate, mas não chocólatra. Felizmente consigo parar a tempo...De não ganhar uns quilos  mais.

Para começar e estimulando o apetite, aqui está uma imagem, ou antes uma fatia, daquele que foi considerado o melhor bolo de chocolate do mundo, cuja receita permanece no segredo dos deuses. Mais adiante juntarei uma outra receita também de chocolate, simples, mas que considero deliciosa. Uma pequena compensação.

Ao lado do café e do chá, o chocolate é um dos poucos alimentos que contém uma substância química natural que excita o sistema nervoso central, servindo de vaso dilator. O que significa dizer que o chocolate possui propriedades químicas que viciam, já que provoca um sentimento de relaxamento e felicidade.
Vários tipos de chocolate

Ocorre que este vício não é propriamente físico, não gera descontrole emocional nem o sentimento de euforia de outras substâncias. Neste sentido é um vício como outro qualquer, aceite pela sociedade, uma vez que não causa directamente prejuízo a ninguém. Um indivíduo consumidor compulsivo de chocolate, que não consegue parar, é denominado de chocólatra...

Há ainda quem considere que o chocolate possui caracteríscas estimulantes, tornando-se eventualmente num antidepressivo e regulador da circulação sanguínea. Os estudos científicos sobre as propriedades medicinais do chocolate remontam ao final século XVI, quando botânicos europeus começaram a investigar o cacau e como ele poderia ser aproveitado económicamente.
Amendoas de cacau

No início da década de 1660, o consumo da bebida de chocolate quente já estava largamente divulgado na corte inglesa. Estendeu-se a França onde se tornou um hábito e símbolo de status entre os nobres.

O próprio cardeal Richelieu encarregou o médico da corte René Moreau de fazer um estudo sobre os efeitos do chocolate. No seu "Discurso sobre o chocolate", publicado em 1643, este académico considerou que além de um bom alimento, o chocolate proporcionava robustez e catalogou-o como um remédio. Richelieu chegou mesmo a utilizar o chocolate para fins medicinais, inalando os seus vapores que, segundo o próprio cardeal acreditava, lhe moderavam o baço.
Fábrica de chocolate em mosteiro espanhol,
do século XVI

Mais tarde o chocolate foi associado à virilidade masculina. Por meados do século XVII, Napoleão Bonaparte, seu consumidor voraz, divulgou a prática do seu consumo obrigatório aos seus soldados, oficiais e generais, como emblema de virilidade e alimento energético para enfrentarem as longas marchas suscitadas pelas campanhas de conquista.

Modernamente este conceito antidepressivo do chocolate alargou-se, considerando este como alternativa aos  exercícios físicos no combate à depressão, devido ao seu alto valor calórico.
Rota do Chocolate

O chocolate, proveniente da torrefação da amendoa da planta do cacau, foi primitivamente cultivado nas Américas, mais concretamente na região do México, desde há cerca de três mil anos. Cristóvão Colombo quando desembarcou no golfo das Honduras, em 1502, teve o seu primeiro contacto com as sementes do cacau ao encontrar canoas de nativos que faziam o transporte destas sementes com grande apreço e cuidado.

Mas foi mais tarde, com a conquista do império Asteca, por Hernan Cortés em 1519, que os espanhois descobriram a sua utilização.
Primeira fábrica Nestlé

Sob a forma de bebida foi largamente divulgado em Espanha, onde se tornou iguaria da nobreza. Daqui passou sucessivamente para França, Holanda, Itália e Inglaterra.

Por centenas de anos, o processo de fabricação do chocolate permaneceu o mesmo, até à chegada da Revolução Industrial, que, introduzindo mudanças, tornou o chocolate nas diversas formas como o conhecemos hoje. Por esta altura surgiram empresas pioneiras do chocolate, tal como a Nestlé.

Hoje o chocolate é obrigatório de festividades populares e tornou-se mesmo tema de alguns filmes da indústria cinematográfica.
Filme "Chocolate"



O Natal, a Páscoa, o Dia dos Namorados, o Dia das Mães são ocasiões propícias para ofertas de chocolate, nas mais variadas formas. Para o dia de aniversário, surgiram ultimamente os telegramas de chocolate...

Como o prometido é devido, aqui está uma receita fácil de confeccionar, simples e que acho deliciosa: os  "fondants" de chocolate.

Bom apetite...



Ingredientes:
  • 150 g de chocolate culinário.
  • 50 g de manteiga ou margarina.
  • 3 colheres de sopa de uísque.
  • 50 g de açúcar.
  • 5 gemas.
Preparação:

Ligue o forno e regule-o para a temperatura de 180 º C.
Parta o chocolate em quadradinhos e leve-o a derreter com a manteiga ou margarina e uísque no micro-ondas ou em banho-maria.
Entretanto bata o açúcar com as gemas até obter um creme fofo e esbranquiçado.
Adicione o chocolate derretido e misture bem.
Distribua o preparado por formas individuais que possam ir ao forno, muito bem untadas.
Leve ao forno entre 8 a 10 minutos.
"Fondants " de chocolate


Sugestão:

Sirva enquanto quente, se gostar pode polvilhar com açúcar ou cacau em pó e faça acompanhar de uma bola de gelado de baunilha.








Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...