sexta-feira, novembro 05, 2010

U2 - Tributo





Os U2, com mais de 30 anos de estrada, são uma das mais  populares bandas de rock do mundo desde a década de 80. O grupo é composto pelo vocalista e guitarrista Bono, The Edge, pianista, guitarrista e backing vocal, Adam Clayton, baixista, e Larry Mullen Jr., baterista e percursionista. Os seus concertos são um verdadeiro festival de efeitos especiais, além de ser uma das bandas que mais arrecadam anualmente. 

Já venderam cerca de 150 milhões de discos  e estão entre as bandas que ocupam lugares de destaque em quase todos os rankings e em 2003, a revista Rolling Stone na sua  "Lista das 500 das melhores canções de todos os tempos", coloca-os num honroso terceiro lugar, atrás dos Rolling Stones e dos The Beatles, que lideram a tabela. A banda foi formada em 25 de Setembro de 1976.


Depois de pouco tempo de ensaio, eles mudaram o nome para "Feedback". Após 18 meses de ensaios, os "Feedback" mudaram o nome para "The Hype". A banda tocou com esse nome num concerto para a descoberta de novos talentos em Limerick na Irlanda em 17 de março de1978, onde ganhou o concurso. O júri, impressionado com a banda, deu-lhes a oportunidade da sua primeira gravação.



O punk rock de Dublin, Steve Averill  disse que os "The Hype" não prestavam, pelo menos no nome.

Mais tarde, devido ao facto de a família de Adam ser muito ligada à aviação, Adam sugeriu um novo nome para a banda, U2 (nome do avião Lockeed U-2) que foi aceite e se tornou no nome oficial da banda até aos dias de hoje.

Há quem sugira que o nome "U2" é baseado na filosofia do grupo, que acredita que a audiência faz parte da música e dos espectáculos e, como tal, "you too" (você também) participa do espectáculo. Dick saíu em Março de 1978 e a banda ficou reduzida a quatro elementos.

Em Setembro de 1979, lançam o primeiro single, sob este nome, e chegam ao topo do hit parade na Irlanda. Depois viajam para Londres e seguidamente, desde as décadas de oitenta até hoje, conseguem realizar uma vasta sucessão de "tours" e editar os respectivos álbuns.

De entre estes saliento o "Vertigo Tour" (2005-2006) e por último "U2 360º Tour"(2009-2010), que ainda recentemente entre nós, conseguiu levar a cidade de Coimbra ao rubro, num inolvidável concerto que durou dois dias.

Além da vertente musical, os U2 são também conhecidos pela sua participação activa em causas políticas e humanitárias, em especial o líder da banda, Bono.

Larry Mullen Jr., com apenas 14 anos, pôs um anúncio na escola, à procura de uma nova banda. A resposta resultou num grupo de 5 elementos, "The Larry Muller´s Band", que incluía  Larry na bateria, Adam Clayton no baixo Paul Hewson (Bono) no vocal, David Evans (The Edge) na

guitarra e o irmão David, Dick Evans, também na guitarra.


Ele tem participado activamente em várias campanhas e apelado a líderes do mundo inteiro a fim de obter apoio na sua luta contra a fome, sobretudo nos países mais pobres.


Essa "obsessão" de Bono incomodou os restantes membros do grupo e quase levou os U2 ao fim em tempos passados.


Porém isso foi revertido e ele conta com o apoio de todos, na sua causa.











2 comentários:

Professor disse...

Grande tributo à melhor banda de todos os tempos.
U2 SEMPRE!!!

Unknown disse...

Muito obrigada, dr.João.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...