terça-feira, novembro 02, 2010

DILMA, A VENCEDORA - Eleições Presidenciais Brasileiras


Dilma Vana Rousseff foi eleita, no passado domingo 31 de Outubro, presidente da República do Brasil para o período de 2011 a 2014, com uma maioria de 55,4% dos votos contra os 44,57% do seu adversário do PSD, José Serra, na segunda volta eleitoral. 

Sem nunca ter disputado uma eleição, ela é a primeira mulher a chegar ao mais alto cargo do país. Dilma nasceu em Belo Horizonte a 14 de Dezembro de 1947. Filha de uma família de classe média alta, seus pais foram a professora Dilma Jane Rousseff e o advogado Pedro Rousseff, um búlgaro naturalizado brasileiro e de quem Dilma herdou o gosto pela leitura. Aluna de elevado mérito, estudou até aos 15 anos no tradicional Colégio Sion, hoje Colégio de Santa Doroteia, escola onde eram educadas as filhas de elite da capital.

Começou a sua carreira política com o movimento estudantil, em Belo Horizonte. Combateu a ditadura militar (1964-1985), o que a levou à prisão, onde foi torturada. Já em liberdade e casada com o deputado Carlos Araújo, participou na fundação do PDT de Leonardo Brizola. Em 2000 abandona o PDT, e junto com outros trabalhistas históricos filiou-se no PT.

Conhecida pelo seu estilo "durona", tornou-se num dos braços direitos do goveno do presidente Lula da Silva.

Esta eleição gerou os elogios da Europa e de entre os presidentes que felicitaram Dilma (Sarkozy, Sapatero),  o presidente Cavaco Silva salientou que esta vitória representava uma "renovada oportunidade para o aprofundamento das relações bilaterais". Acrescentou ainda esperar brevemente uma visita de Dilma a Portugal, e desejou o progresso e prosperidade do povo brasileiro.

Parabéns à nação brasileira e à sua presidente Dilma Rousseff. 


2 comentários:

peonia disse...

Uma mulher no poder pode fazer a diferença. Que Dilma seja feliz para bem do Brasil. Oxalá!...

Unknown disse...

Também faço votos que assim seja,e que a diferença seja a continuidade, neste caso, da prosperidade do Brasil.Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...