terça-feira, setembro 16, 2014

UM FIM DE SEMANA TINGIDO DE VERMELHO...






Dois homens morreram, na última madrugada, depois de terem sido colhidos na largada de touros, durante as festas da Moita.
Na avenida principal da Moita, que é dividida, são largados três toiros, num evento que atrai milhares de pessoas ao concelho, com muitas tradições ligadas à tauromaquia.

Festas da Moita do Ribatejo. Largada dos touros

Na primeira largada de toiros das Festas da Moita, realizada na madrugada de sábado, dois homens, de 46 e 27 anos, morreram devido a colhidas de um dos toiros.

Na manhã de hoje realizou-se a segunda largada na avenida, a primeira depois dos acontecimentos de sábado.

Os touros voltaram a sair à principal avenida da vila da Moita, depois das duas mortes registadas na primeira largada na madrugada de sábado, e voltaram a fazer novas vítimas: dois feridos, sem gravidade.

"Na largada de hoje (desta segunda-feira) houve dois feridos, mas sem gravidade. Tratou-se de alguns arranhões e escoriações, com um dos casos a necessitar de levar pontos", disse fonte dos bombeiros da Moita.
Mesmo assim, as largadas de toiros vão continuar a realizar-se diariamente até ao fim das Festas da Moita, que terminam no próximo domingo, segundo a confirmação da Comissão destas festas.

Festa do Senhor dos Passos. Reguengos de Monsaraz
Por sua vez, hoje, no concelho de Reguengos de Monsaraz, a estocada final foi dada cerca das 19:50, depois de o touro, à semelhança de anos anteriores, ter sido laçado e preso ao muro da arena improvisada, na antiga praça de armas do castelo de Monsaraz, histórica povoação localizada nas margens da albufeira de Alqueva.

Todavia, segundo autorização dada pelo IGAC, na sequência de duas decisões em tribunal que já tinham transitado em julgado na sexta-feira, hoje o animal não foi coberto com um pano escuro, no momento em que foi abatido, contrariamente ao que acontecia nos anos anteriores.
Os promotores da novilhada popular sempre reivindicaram o mesmo regime de exceção concedido a Barrancos em 2002, tendo, mais tarde, recorrido a providências cautelares e a ações administrativas para tentar legalizar o espetáculo.

Considerando que “finalmente foram reconhecidas as sentenças já proferidas”, o Presidente da Câmara reiterou que “o povo de Monsaraz tem razão, dada pelos tribunais”,  e que “tardou o seu reconhecimento pelas autoridades do poder central”.
Assim, nesta sexta-feira, o IGAC concedeu, pela primeira vez, autorização à realização da tourada com touro de morte em Monsaraz.
Reguengos de Monsaraz histórico

A novilhada de hoje, em que foi cumprida a tradição de morte do touro reivindicada pela população local, contou com uma assistência de cerca de 1.500 pessoas, que quase encheram o castelo.

Esta novilhada com touro de morte, o último a ser lidado, faz parte do programa das festas em honra de Nosso Senhor Jesus dos Passos, que se realizam anualmente no segundo fim de semana de setembro, em Reguengos de Monsaraz.

Segundo a tradição reivindicada pela população de Monsaraz e autarquias locais, este espetáculo taurino (de caráter amador e popular e que termina com a morte ritualizada do touro no final da lide), realiza-se desde 1877, de forma ininterrupta.

De facto, a legislação em vigor desde 2002, estabelece que:" qualquer espetáculo com touros de morte é excecionalmente autorizado no caso em que sejam de atender tradições locais que se tenham mantido, de forma ininterrupta, pelo menos, nos 50 anos anteriores à entrada em vigor do diploma, como expressão de cultura popular, nos dias em que o evento histórico se realize".

I.N.E.M.


Um fim de semana tingido de vermelho pelo sangue humano e animal.
Puro prazer cultural.






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...