quarta-feira, setembro 26, 2012

WOMEN ARE HEROES - JR, o Artista e Ativista Urbano
















O filme "Women are Heroes" transporta-nos até à África, Ásia e América do Sul. Já conhecíamos o trabalho de JR (escrito com maiúsculas enigmáticas), artista e ativista urbano francês nascido em 1983, que escolheu as ruas "como a maior galeria do mundo". As suas fotografias gigantescas instalam-se em telhados e paredes das favelas brasileiras, de aldeias africanas ou dos muros israelo-palestinianos. De preferência, locais marcados pela tragédia.


Auto-retrato, e Imagem de JR no Brasil

A preto e branco, as suas imagens correram o mundo, marcando os contrastes. Fruto de uma equipa que já hoje soma cem militantes fiéis à causa, orgulhosamente libertos de patrocinadores e a trabalhar com fundos exclusivamente provenientes da venda de fotografias, espalhou olhos gigantes nos degraus desconjuntados do Morro da Providência, no Rio de Janeiro, e forrou comboios inteiros e paredes de igreja com colagens de pálpebras. Aplicou rostos gigantes em mesquitas, muros, escadarias, paredes descarnadas, que adquiriram vida com expressões como as estátuas das Ilhas de Páscoa.

Trabalhando disfarçado, a motivação de JR é trazer à superfície, as questões fundamentais: apresenta as mulheres generosas que nada têm, mas que estão disponíveis para partilhar, mulheres com passados dolorosos e que querem construir um futuro radioso. Ao procurar aquilo que é comum aos seus olhares, aproximamo-nos daquilo que é universal: o fator humano.


Imagens de JR em África

Este documentário realizado por JR e selecionado oficialmente para o Festival de Cannes 2010, deu voz e vida a testemunhos de mulheres normais em situações de pobreza, conflito e preconceito. Mulheres extraordinárias. Rosiete Marinho, moradora na Casa das Viúvas, nome escolhido para um sítio onde todos perderam familiares nas rixas do narcotráfico. A câmara do artista sobe por todos os recantos da favela, registando, mas minimizando as perseguições e destinos sem saída, para finalmente realçar os depoimentos e os rostos enrugados pelo sofrimento.

"Women are Heroes" gira em várias direções: JR filmou na Índia, Brasil, Serra Leoa, Libéria, Camboja, Quénia... Lugares onde onde «os homens fogem e nos deixam com os filhos para os protegermos»... Sítios ondes as mulheres têm todos os deveres, mas quase nenhuns direitos.


Imagens de JR no Brasil

Apesar da beleza e do fortíssimo impacto do trabalho, da militância do projeto, da comoção por conhecer estas mulheres, aqui, surge uma interrogação: como pesa a questão moral de fazer arte à custa da tragédia alheia? 

«O meu trabalho é efémero e a documentação é muito importante, já que é o único vestígio que fica», afirma JR. Por isso, segundo também diz, distribui gratuitamente livros pelas comunidades que participaram nesta realização. Continua: «Não sou um mercenário. O meu trabalho fala sobre as pessoas, são elas que me interessam, o seu quotidiano. Oiço as reações e adapto-me. Não há momentos em que tento convencer alguém, tudo flui num diálogo constante. Estas mulheres confiaram em mim e no projeto que não envolve nenhuma marca nem governo, e elas veem que é uma grande forma de partilharem a sua história com o mundo».


Imagens de JR em França

O "mundo"de JR começou quando, em 1999, o artista encontrou uma máquina fotográfica no metro. Com esta câmara na mão, começou a fotografar o meio que o rodeava: graffitis e o seu próprio trabalho espalhado pelas ruas. Assim nasceu o seu primeiro grande projeto, Portrait of a Generation, um confronto de rostos jovens dos subúrbios e o ambiente burguês, de Paris.

Outros projetos se seguiram: Face 2 Face, onde JR colou no muro que separa Israel da Palestina imagens de rostos dos dois lados do conflito, num comentário provocatório à falta de diálogo; Wrinkles of the City, projeto sobre as rugas, humanas e arquiteturais, presente sobretudo nas paredes de Cuba; Inside Out Project, trouxe a JR o prémio TED, pelo qual o artista já acumulou mais de cem mil participações, desde março de 2011.


Imagens de "Face 2 Face" e "Wrinkles of the City", de JR

Como artista contemporâneo que cresceu com a Internet e com as imagens digitais, JR experimenta  técnicas cinematográficas diferentes e cria a sua própria forma de contar histórias. 


Imagem de "Inside Out Project", de JR


FICHA TÉCNICA DE "WOMEN ARE HEROES":

ORIGEM: França

DOCUMENTÁRIO

M12

85m

ANO: 2011

REALIZADOR: JR












Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...