O primeiro homem a pisar a Lua, o americano Neil armstrong, faleceu este sábado devido a complicações cardíacas. O ex-astronauta sofreu recentemente uma cirurgia ao coração devido a artérias entupidas, no passado dia 7 de agosto, e encontrava-se internado num hospital de Cicinnati, em recuperação. A família comunicou a sua morte e emitiu a seguinte nota, completa:
Neil Armstrong pisa a Lua, pela primeira vez |
«Estamos com o coração desfeito ao partilhar a notícia de que Neil Armstrong faleceu após complicações resultantes de procedimentos cardiovasculares. Neil era o nosso amado marido, pai, avô, irmão e amigo.
Neil Armstrong foi também um relutante herói americano que acreditou sempre que cumpria a sua obrigação. Serviu a sua nação orgulhosamente, como piloto de guerra da marinha, piloto de testes e astronauta. Encontrou também o sucesso ao voltar para casa, em Ohio, sua terra natal, no trabalho e na academia, e tornou-se um líder da comunidade de Cincinnati.
Manteve-se um defensor da aviação e exploração durante a sua vida e nunca deixou de sentir, por esta tarefa, a sua admiração de infância. Assim como Neil adorava a sua privacidade, apreciou também as manifestações de boa vontade de pessoas de todo o mundo e de todos os caminhos da sua vida.
Equipa da Apolo11: Neil Armstrong, Mike Collins e Buzz Aldrin |
Choramos a perda de um homem muito bom, mas também celebramos a sua vida extraordinária e esperamos que ela sirva de exemplo para os jovens de todo o mundo lutarem por tornar os seus sonhos realidade, para desejarem explorar e ultrapassar os seus limites, e para servirem altruisticamente uma causa maior que eles mesmos».
Neil Armstrong nasceu em Wapakoneta, no Estado americano de Ohio, em 1930. Apaixonado pela aviação, deixou a universidade em 1950 para combater na Guerra da Coreia. Participou em 78 combates aéreos. Foi um dos primeiros astronautas civis e participou no programa Gemini da NASA.
Mas foi o programa Apollo que eternizou o seu nome. Perseguindo os soviéticos na corrida espacial (que já haviam enviado o primeiro satélite artificial e o primeiro homem para o espaço), o então presidente John F. Kennedy prometeu, em 1962, enviar alguém para a lua até ao final da década.
Neil Armstrong pisa o solo lunar |
Assim em 16 de julho de 1969, Neil Armstrong deixava a Terra a bordo do gigantesco foguetão Saturn V (o maior já construído pelo ser humano) acompanhado pelos também americanos Buzz Aldrin e Mike Collins. No dia 20 do mesmo mês, Armstrong anunciava: " A águia pousou". Pouco depois, pisava o solo lunar, ao lado de Aldrin. Collins ficou no módulo lunar, em órbita.
Depois da Apollo 11 e todas as honrarias que recebeu pelo feito, Armstrong raramente apareceu em público. Deixou a NASA e foi para a universidade de Cicinatti, trabalhando seguidamente em empresas particulares.
A NASA emitiu, no Twitter : "A NASA presenta hoje os seus pêsames pelo falecimento de Neil Armstrong, ex-piloto de teste, astronauta e o primeiro homem na lua. Neil tinha 82 anos".
E o seu diretor, Charles Bolden disse, em nota: "Enquanto houverem livros de história, Neil Armstrong será incluído neles, lembrado por levar a humanidade a dar um pequeno passo num mundo para além do nosso".
O presidente Obama também lamentou a morte de Armstrong, e publicamente referiu-se ao astronauta como um dos "maiores heróis americanos - não apenas deste, mas de todos os tempos":
«Quando Neil pisou o solo da Lua pela primeira vez, ele protagonizou um momento da conquista humana que nunca será esquecido».
Descanse em paz...
Sem comentários:
Enviar um comentário