sexta-feira, agosto 24, 2012

A NOSSA ESPERANÇA E O NOSSO ORGULHO - Jogos Paralímpicos Londres 2012












Os Jogos Paralímpicos de Verão de 2012 serão os décimos quartos Jogos Paralímpicos da história e decorrem entre 29 de agosto e 9 de setembro de 2012. Os jogos serão realizados em Londres, na Grã-Bretanha, escolha que sucedeu a decisão de sediar os Jogos Olímpicos Londres 2012 no Reino Unido e contam com a presença de cerca de 4.200 atletas repartidos por 160 países.

Tocha Paralímpica

Os Jogos serão os primeiros Paralímpicos do Reino Unido, apesar do país ter sido o "pai" das Paralimpíadas, com os Jogos de Stoke Mandeville. Estes foram realizas dos pela primeira vez em 1948, organizados pelo Dr. Ludwig Guttman e pelo Hospital de Stoke Mandeville, no mesmo dia da cerimónia de abertura das Olimpíadas de Verão de 1948. Foi o primeiro evento de atletismo exclusivamente organizado para atletas deficientes.

Os Jogos irão incluir atletas com diversas deficiências físicas e sensoriais, tal como a paralisia cerebral, amputações e cegueira. Será também o retorno dos deficientes mentais aos Jogos, ausentes desde o ano de 2000.

No próximo dia 28 de agosto, as quatro chamas serão levadas para o Hospital de Stoke Mandeville e serão unidas, formando apenas uma chama. A escolha deste local foi emblemática e com esta cerimónia assinala-se o começo dos Jogos. A tocha irá percorrer uma rota de 148 km, durante 24 horas, até chegar ao Estádio Olímpico de Londres. O revezamento irá ter 580 portadores em times de 5, indicados pela Associação Britânica Paralímpica e os patrocinadores dos Jogos.

Bocha ou Boccia

A tocha paralímpica será semelhante em tudo à tocha olímpica, com excepção do dourado desta última. Este foi substituído por um acabamento refletor de luz, uma vez que o revezamento será noturno. O seu "design" deve-se a Edward Barber e Jay Osgerby.

A rainha Elizabeth II e seu marido, o príncipe Philipe de Edimburgo, vão presidir à Cerimónia de Abertura dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, no próximo dia 29 de agosto no estádio de Straford. Elizabeth II encerra assim, com esta cerimónia, os meses de grande atividade pública que começaram com o seu Jubileu de Diamante pelos 60 anos no trono e prosseguiram com a abertura dos Jogos Olímpicos Londres 2012.

Remo

Se a abertura dos Jogos Olímpicos foi um louvor ao universo britânico, e o encerramento uma ode
à riqueza musical inglesa, os protagonistas desta Cerimónia de Abertura, dirigida por Jeanny Sealy e Bradley Hemmings. serão as pessoas incapacitadas.

Com cerca de 3.000 voluntários, entre os quais antigos atletas paralímpicos, soldados feridos e crianças dos diferentes bairros do leste de Londres onde se concentra a maioria das instalações olímpicas, o espetáculo deverá ser um "hino" ao espírito inspirador destes jogos, profundamente humano. Os organizadores preferem guardar as surpresas para a noite da cerimónia, mas corre já o boato, na imprensa britânica, da possível participação do físico inglês Stephen Hawking.


Corrida

Em Londres, Portugal vai participar pela 9.ª vez nos Jogos Paralímpicos. A primeira vez da comitiva nacional data de 1972, em Heidelberg. Depois da presença na cidade alemã, Portugal esteve afastado durante 12 anos. Até Seul'88, os Jogos Paralímpicos realizavam-se em cidades distintas e bem distantes dos Jogos Olímpicos. 

O regresso da bandeira portuguesa aos Jogos Paralímpicos aconteceu em 1984, numa edição realizada em Stoke Mandeville (Reino Unido) e em Nova Iorque (Estados Unidos). A partir daqui, Portugal marcou sempre presença em edições deste grande acontecimento desportivo: Seul'88, Barcelona'92, Atlanta'96, Sidney'2000, Atenas'04 e Pequim'08. 

Portugal tem obtido relativo sucesso como comprovam as suas 85 medalhas conquistadas ao longo da história: 25 de ouro, 29 de prata e 31 de bronze. Nos últimos Jogos Paralímpicos, em Pequim, a comitiva nacional arrecadou 7 medalhas: 1 de ouro, 4 de prata e 2 de bronze.

A média de medalhas conquistadas por Portugal em edições de Jogos Paralímpicos é de 12. A edição em que uma comitiva arrecadou mais medalhas foi em Sidney'2000, Austrália, onde os atletas portugueses ganharam 15 medalhas. Ao contrário, Pequim'2008 foi a "pior" prestação lusa no que diz respeito ao número de medalhas ganhas, 7.


Corrida

Em Londres, a representação portuguesa será menor do que em Pequim, sendo que estarão em competição 30 atletas. Esta tem sido a média de atletas nacionais, por edição, destes Jogos. 

Recebida em São Bento pelo Primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, a comitiva lusa composta pelos 30 atletas paralímpicos e cerca de 70 membros da comitiva, definiu uma vez mais a sua intenção de dignificar a bandeira nacional, partindo com muita ambição e humildade. 

Ao que Passos Coelho, confirmando a sua presença na abertura do evento e salientando a "inspiração" que estes atletas representam para si e para o povo português, declarou:


Atletas portugueses medalhados dos Jogos Paralímpicos Pequim'2008

«Temos tido uma participação portuguesa que nos tem enobrecido a todos.O esforço dos atletas torna-se mais simbólico nos Jogos Paralímpicos. 


Se há campo em que a relevância de nos trancendermos existe, é aquele em que as pessoas enfrentam limitações físicas. 


É motivo de grande inspiração para todos os portugueses, sobretudo num momento em que nos defrontamos com adversidades muito grandes».

Portugal vai estar representado nesta 14.ª edição dos Jogos Paralímpicos com 30 atletas em cinco modalidades: atletismo, boccia, remo, natação e equitação. A modalidade com mais representantes é o atletismo, seguido do boccia (de grandes tradições em Portugal), da natação, remo e equestre.


A "diferença" não existe.
Sou uma apoiante incondicional das nossas equipas paralímpicas. São admiráveis. Não pelas   limitações que sempre conseguem ultrapassar e varrer de todas as mentes, mas pelo empenho, entusiasmo e força interior que as suas prestações deixam nos nossos corações.



FORÇA PORTUGAL!!!



CALENDÁRIO OFICIAL DOS JOGOS PARALÍMPICOS LONDRES 2012:










Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...