quarta-feira, agosto 29, 2012

DECIDIDAMENTE...LISBOA ESTÁ NA MODA! - Verão 2012














Agosto. À medida que o termómetro acusa temperaturas na casa dos 30 graus e mesmo um pouco mais, os lisboetas abandonam a cidade e procuram refúgio nas belas praias vizinhas da capital, e  também nas que se espalham ao longo da orla costeira , desde o algarve até ao minho.

Mas nem por isso a capital abranda o ritmo. Indiferentes ao calor, ou antes, atraídos por ele, multidões de turistas vagueiam por Lisboa e descobrem os seus encantos. "Torram" nas esplanadas, bronzeiam-se a bordo dos autocarros turísticos sem teto, exibem os escaldões que espreitam pelas roupas decotadas.

1- Turistas no Cais das Colunas          2-Torre de Belém                    3-Miradouro de São Pedro de Alcântara       4- Castelo de São Jorge 

Para eles, 5 milhões por ano, Lisboa tornou-se um destino de eleição e a meteorologia num dos maiores atrativos. Este ano superou, trocando os visitantes, destinos como Itália, Grécia, Espanha, por Portugal, nomeadamente Lisboa. Em três meses, a capital foi invadida por uma multidão igual ou superior à estimada para a cidade de Londres, por ocasião das olimpíadas...

Aeroportos, gares, hotéis, e até o Porto de Lisboa registaram subidas significativas, de 30% no caso deste último. Só no passado dia 22 de agosto, o Porto de Lisboa recebeu num só dia 6 dos maiores transatlânticos, que proporcionaram a entrada de 9.500 turistas na capital. Mas durante o resto do mês, transitaram 33.000 visitantes...Grandes operadores como a Royal Caribbean, Saga Cruises e outros similares, foram os responsáveis, ao mostrarem a sua preferência pela nossa capital.

1- Elevador da Glória  2- Largo do Martm Moniz, atual   3- Miradouro de Santa Catarina   4- Jardim do Príncipe Real         
Em Carcavelos, praia vizinha de Lisboa, banhistas puderam assistir ao invulgar espetáculo de grandes paquetes ancorados no horizonte, aguardando lugar nas docas superlotadas. Apesar do grande aumento da  capacidade destas, com as recentes inaugurações das novas docas de Alcântara. Mas pela primeira vez, a aristocrática Baía de Cascais teve de acolher navios de grande porte. O que certamente proporcionou aos milhares de passageiros belos passeios por Lisboa, Sintra, Estoril e Cascais... 

Dos que visitam a capital, poucos saem defraudados: para quase metade, a escolha fica acima das espectativas e, para 21%, representa um "magnífica surpresa", segundo o Inquérito de Satisfação e Imagem do Observatório do Turismo de Lisboa. Mais de 90% mostram vontade de voltar.

1- Terreiro do Paço à Noite   2- Transporte Turístico Tuktuk  3- Transporte Turístico Gocar   4-Esplanada à noite, em Lisboa                      

No topo dos estrangeiros encantados estão os norte-americanos, logo seguidos por brasileiros e britânicos. Gastam, em média, 112 euros por dia (com tendência para, no final de 2012, essa quantia registar um acréscimo de 8%, de acordo com dados do Mastercard) e movem-se, essencialmente entre a Baixa, o Chiado e Alfama. A atração mais visitada é o Castelo de São Jorge, com mais de um milhão de entradas anuais.

Mas o que se diz por aí é que o "New York Times" também se apaixonou por Lisboa. Um dos seus repórteres mais notáveis, Frank Bruni, conta como o que deveria ser um ponto de passagem forçada, durante 24 horas, se transformou num "romance".


1- Quiosque do Martim Moniz          2- Turistas no Martim Moniz        3- Docas de Alcântara           4- Discoteca nas Docas de Alcântara

O jornalista confessa que aterrou em Lisboa sem muita vontade de ficar. Era apenas o local de descanso da viagem desde Nova Iorque, uma escala antes de seguir para a cidade do Porto. E a estadia de 24 horas não começou da melhor forma, com complicações do alojamento no hotel. Depois de uma discussão infrutífera com o hotel, o jornalista e acompanhante acabaram por deambular pelas ruas, sem mapa, sem planos e, diga-se, sem vontade.

A primeira coisa que lhe chamou a atenção foi o Castelo de São Jorge, que classificou como "um ponto de referência topográfico e emocional, em certa medida como o Partenon em Atenas". "Os nossos olhos são atraídos para lá. O resto também".


1- Pastéis de Nata de Belém    2- Turistas nas Ruínas do Convento do Carmo  3- Antiga Confeitaria de Belém         4- Rua Augusta

Daí até se decidirem a subir - verdade seja dita, a pensar nos excessos alimentares e alcoólicos que os esperavam ao longo da semana - foi um instante. Sem perguntarem o caminho, descobriram a forma de lá chegar, mas as surpresas começaram muito antes e o repórter menciona "os mosaicos de pedra preta e branca" da calçada, os azulejos em tons de amarelo, verde e branco nos edifícios. "É como se Lisboa usasse jóias que as outras cidades não se dão ao trabalho de usar", descreve.

À medida que subiam, outra duas cores dominavam a paisagem: o vermelho dos telhados e o azul do rio Tejo.

"Vou voltar", garantiu Frank Bruni ao companheiro. "O que experimentei durante estas primeiras horas, apesar da exaustão, da roupa amarrotada, do cabelo emaranhado e da miséria do meu estado físico, foi uma amostra do romance verdadeiro e sem restrições pelo qual tenho suspirado e que não encontrei em cidades mais badaladas".


1- Terreiro do Paço à Noite      2-Bar Chinês no Príncipe Real          3-Rua Nova do Carvalho, no Cais do Sodré   4-Noite no Bairro Alto

No artigo, o jornalista fala ainda de um "boom" em hotéis de charme ao longo dos últimos anos  e confessa apreciar outra característica de Lisboa: deixar "vaguear", por não apresentar, escreve, uma extensa lista de monumentos e locais obrigatórios para visitar e fotografar como outras capitais europeias.

Naquele primeiro dia de viagem, chegaram ao castelo antes do meio-dia. Faltavam ainda três horas para poderem fazer check-in no hotel. Mas, por essa altura, já não tinham pressa nenhuma...

Este episódio chamou a atenção de grandes imobiliárias norte-americanas, entre elas a Sotheby´s, habituadas a lidar com imóveis em zonas de exceção. Rapidamente esta empresa se instalou em Lisboa, com "quartel-geral" na zona do Príncipe Real, da elite dos moradores lisboetas. Mas também disputa imóveis dos Bairros Típicos a congéneres suas, como a Eastbanc que também já investiu 150 milhões de euros em 20 imóveis no Príncipe Real ...


1- Docas de Alcântara à Noite                   2- Elevador da Glória, à Noite                 3- Discoteca nas Docas de Alcântara

Também a "Lonely Planet", a maior editora de guias de viagem do mundo, decidiu criar na internet uma página dedicada às melhores especialidades de rua vendidas em roulotes, cafés, bancas ou mercados de todo o mundo. Chamou-lhe "As 11 melhores comidas de rua pelas quais vale a pena esquecer a dieta". Entre elas, está o pastel de nata de Belém.

Na realidade, a distinção do jornalista é atribuída aos pastéis de nata em geral, mas o bolo criado pela Antiga Confeitaria de Belém é citado como sendo o mais "sublime" dentro do género. Estou plenamente de acordo, sobretudo quando comido ainda quente e bem polvilhado com açúcar e canela. Uma delícia...Mas se não for muito exigente, também pode encontrar esta maravilha em pastelarias e cafés de bairro.

Transatlânticos chegados ao Porto de Lisboa, no dia 22 de agosto de 2012

Considerada ainda entre as 10 cidades mais belas do mundo, pelo guia de viagens "www.ucityguides.com", que destaca a sua calçada portuguesa, as fachadas e os tons da capital, Lisboa tem "uma atmosfera singular, difícil de encontrar noutras cidades", segundo o guia de viagens.

Juntamente com Veneza, Paris, Praga, Rio de Janeiro, Amesterdão, Florença, Roma, Budapeste e Bruges, Lisboa é considerada uma das "10 Mais Belas Cidades do Mundo".

Mensagem longa, mas demasiado curta para falar de Lisboa, a minha cidade, vou terminar deixando uma pequena lista de sugestões para quem, num dia e descontraidamente, quiser explorar um pouco da cidade.

Panorâmica de Lisboa à Noite


Pode ir a pé, de segway,  gocar , tuktuk e até  bicicleta...Há muito para descobrir:

11h00- Comece com um  vigoroso brunch. Há uma oferta vastíssima deste tipo de refeição.
12h00- Dê uma volta de bicleta, aproveitando a vasta rede de ciclovias. Cada vez maior.
14h00- Almoce num dos restaurantes do Terreiro do Paço e aprecie a imponente Praça.
15h00- Ande a pé pelas zonas de Alfama e da Mouraria, e veja como estes bairros estão a mudar.
18h00- Vá ao Martim Moniz provar uma das iguarias étnicas que se vendem nos quiosques. Descanse numa espreguiçadeira e oiça as músicas escolhidas pelo DJ de serviço.
19h00- Entre 16 de agosto e 16 de setembro, aproveite os espetáculos do Festival Lisboa na Rua, que decorrem em diversos espaços públicos.
21h00- Sente-se numa das esplanadas da Rua Nova do Carvalho, no Cais do Sodré, para um copo de vinho e petiscos.
23h00- Se ainda aguentar, siga noite dentro. Pelas Docas, por exemplo. 


Lisboa nunca dorme...













Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...