sábado, junho 23, 2012

JOANA VASCONCELOS - Irreverência Portuguesa em Versailles














De 19 de junho até 30 de setembro de 2012, o Palácio de Versailles apresenta a exposição de Joana Vasconcelos Versailles nos Apartamentos de Estado e jardins. Foi a rampa final de um trabalho de um ano e meio e estima-se que esta exposição seja vista por dois milhões e meio de pessoas. Mas podem ser quatro milhões.

                   1- Mary Poppins                                                                           2- Coração Independente Vermelho

Joana Vasconcelos é a primeira mulher e a mais jovem artista portuguesa a expor no Palácio de Versailles. Versailles, como ela sempre diz. Talvez por ter estudado na école française. Talvez por ter nascido em Paris. Talvez porque tem mais sainete dizer Versailles e não Versalhes.

Joana Vasconcelos montou uma exposição de dois milhões de euros, com apoios institucionais, uma equipa de luxo, um imaginário coletivo: a Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, Secretaria de Estado da Cultura, estilistas Dino Alves, Felipe Faísca e Storytailors vestem toda a equipa. Mariza vai cantar. A presença do ministro Paulo Portas foi assegurada .

3-Coração Independente Preto                                                                  3- Le Dauphin e La Dauphine

Afinal Joana Vasconcelos é uma embaixadora da cultura portuguesa. Joana leva a Versailles as rendas do Pico (a revestir lagostas e leões), as tapeçarias de Portalegre (na peça Vitral), os têxteis de Niza (nas Valquírias), a iconografia de Bordalo Pinheiro, a filigrana de Viana recriada em talheres de plástico, a louça da Vista Alegre e o trabalho de mestre Pena que trabalha na Fundação Ricardo Espírito Santo Silva desde os 12 anos de idade.

5- Gardes                                                                                                   6- Vitrail

Porque é que o meio artístico não gosta dela, "nem com molho tomate"? Porque a obra é demasiado imediata, pop, superficial? A obra ou a pessoa de Joana Vasconcelos? Também esta circunstância não a afeta, e há quem classifique o fenómeno como "pura inveja"...

A opção da artista foi ocupar a ala da Rainha. Segundo  Joana Vasconcelos, Versailles é o local de excelência da arte nominal, onde os artistas sempre se sentiram em casa, mostrando o seu trabalho não como uma mera exposição, mas como uma configuração totalmente imbuída de arte. "Ouço ainda o eco dos passos de Marie Antoinette, a música e o ambiente festivo dos salons", segundo as suas palavras.

7- Royal Valkyrie                                                                                   8- Golden Valkyrie

Acrescenta ainda: "o meu trabalho desenvolveu-se em torno da ideia de que o mundo é uma ópera, e que Versailles encarna o ideal operístico e a estética que me inspira. É o cenário ideal para celebrar a experimentação, audácia e liberdade, onde o talento criativo é apreciado como em nenhum outro lugar.

O desafio mais fascinante da minha carreira, será certamente, interpretar a mitologia densa de Versailles, tranportá-la para o mundo contemporâneo, evocando a presença de importantes figuras femininas que aqui viveram, segundo a minha identidade e experiência de portuguesa nascida em França".

9-Valkyrie Trousseau                                                                                   10- Lilicoptère

As 17 obras que Joana Vasconcelos leva a Versailles podem e devem ser interpretadas, sumariamente, como um elogio à presença da mulher no Palácio.Perruquée é a jóia da coroa. Peça bizarra. Inspirada talvez nos ovos de Fabergé, é um ovo que é uma peruca, que é um móvel e uma obra de arte.

11-Pavillon de Thé                                                                                          12- Pavillon de Vin

Mas nem tudo correu bem a Joana Vasconcelos, neste seu projeto. O primeiro embate aconteceu com a sua peça mais famosa, a Noiva, um lustre feito de tampões, que foi censurada e não aceite por Versailles. Fortemente aborrecida, a artista teve ainda que mudar de sala  a peça Lilicoptère, o helicóptero. Mas conseguiu a cedência de Versailles para Pérruque permanecer no quarto de Marie Antoinette.

13- Pérruque                                                                                                    14- Noiva


As principais obras desta exposição de Joana Vasconcelos, estão presentes nesta publicação:
  • Blue Champagne, 2012, Feito de garrafas de champagne Pommery.
  • Marilyn, 2011, Em honra da artista, um par de sapatos feito pela acumulação de tachos e panelas em aço.
  • Mary Poppins, 2010, Em tricot e crochet feito à mão, tecidos e cabos industriais.
  • Coração Indepedente Vermelho, 2005, Reprodução dos corações de Viana, em material acrílico vermelho.
  • Coração Independente Preto, 2006, Reprodução dos corações de Viana, em material acrílico preto.
  • Le Dauphin, 2012, La Dauphine, 2012, Faianças de Bordalo Pinheiro, revestidas de renda dos Açores.
  • Gardes, 2012, Leões de mármore, revestidos de renda dos Açores.
  • Vitrail, 2012, Tapeçaria de lã e algodão.
  • Royal Valkyrie 2012, Crochet feito à mão, malha industrial, tecidos, ornamentos e cabos de aço.
  • Golden Valkyrie, 2012, Crochet feito à mão, malha industrial, tecidos, ornamentos e cabos de aço.
  • Valkyrie Trousseau, 2009, Bordados e aplicações de feltro, renda de bilros, louça de quartzo incrustada, tricot e crochet, tecidos, ornamentos e cabos de aço.
  • Lilicoptère, 2012, Helicóptero Bell 47, plumas, cristais Swarovski, pintura industrial, folha de ouro. Interiores em couro tingido e cinzelado com ouro, madeira de nogueira e retrozaria.
  • Pavillon de thé, 2012, Em ferro forjado e plantas de jasmim.
  • Pavillon de vin, 2011, Em ferro forjado e plantas de vinhas .
  • Pérruque, 2012, Em madeiras de acajou e ébano, latão dourado, laca, cera, cabelo sintético e ferro.





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...