quarta-feira, junho 06, 2012

S.M.RAINHA ELIZABETH II (Parte II) - O Jubileu de Diamante (Festejos)










O Jubileu de Diamante da rainha Isabel II arrancou este sábado e durou até ao dia de ontem, terça feira. Quatro dias de festa no Reino Unido, apesar de muitos britânicos terem aproveitado o fim de semana prolongado para sair do país.

Príncipe Harry, Princesa Kate e Príncipe William

O reinado de Isabel II tem sido excecional por muitas razões. A longevidade é uma delas. Teve 12 primeiros-ministros, seis Papas, 261 visitas oficiais ao estrangeiro, entre as quais, 78 visitas de Estado a 116 países.

A lista de números é interminável, mas é representativa da importância de 60 anos de reinado da   pragmática monarca, somente ultrapassada pela trisavó Vitória ( 63 anos de reinado e 81 de vida ).  Isabel II tinha 25 anos quando se tornou rainha em fevereiro de 1952. Aos 86 anos é a monarca britânica que mais tempo viveu.

Os britânicos quiseram mostrar à soberana o quanto apreciam o pilar que representa para o Estado, um equilíbrio e contenção às vezes incompreendidos e mesmo criticados, como na morte de Diana. O futuro da monarquia britânica, tantas vezes posto em causa, parece estar assegurado pela diplomacia de Guilherme e Kate.

Elizabeth II, emocionada

São muitos os eventos que celebraram este jubileu. No domingo a monarca foi passear no Rio Tamisa, acompanhada por uma frota de mil barcos, assistida por uma multidão de britânicos que instalaram as suas mesas para o almoço, nas ruas.

O Príncipe Guilherme e a Princesa Kate não hesitaram em confraternizar com os súbditos de Sua Majestade. Tanto mais que um piquenique gigante foi programado para as ruas de Londres. Perdidos numa multidão de cerca de seis milhões de pessoas, foi em Picadilly Circus que o Príncipe Carlos e Camilla se sentaram à mesa para partilharem do repasto.

Na segunda feira, frente ao Palácio de Buckingham, teve lugar um monumental concerto que reuniu nomes como os de Elton John e Paul McCartney. Os dias de comemoração foram decretados feriados no Reino Unido.

Ontem, terça feira, chegaram ao fim as celebrações do Jubileu de Isabel II. Sua Majestade assistiu a uma homilia na Catedral de São Paulo e participou num banquete em Westminster com 700 convidados, de onde regressou ao Palácio de Buckingham num coche aberto de 1902.

 A Rainha Elizabeth II e sua nora Camilla

Passados quatro dias de intensas celebrações, num último ato público, a família real saudou a multidão  concentrada em frente do Palácio de Buckingham, com a habitual presença na varanda do palácio.

Mas desta vez Isabel II não teve a seu lado a habitual presença do Príncipe Filipe. Recorde-se que o Príncipe Filipe foi hospitalizado na segunda feira, em consequência de uma infeção na bexiga. A Força Aérea de Sua Majestade, também numa última homenagem, cumpriu a saudação nos ares, pintado os céus de branco, azul e vermelho.



Cerimónia em Westminster
No final, como encerramento, a rainha Isabel II agradeceu aos súbditos e organizadores das comemorações, através de uma mensagem transmitida pela televisão e que inseri no último vídeo desta publicação. 

Para a monarca, tratou-se de "uma experiência tocante".

Para nós também, mas talvez de maneira um pouco diferente, tendo em conta as iniciais intenções de contenção face à crise mundial. 

Mas parece que esta não reina no reino de Sua Majestade.






Fogo de artfício ilumina o Big-Ben
Assim só nos resta deixar os votos para que a longevidade também se estenda à prosperidade, que no Reino Unido reina conjuntamente com IsabeII...

















Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...