sábado, junho 09, 2012

DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES - 10 de Junho de 2012








No dia 10 de Junho celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor de "O Lusíadas" e maior escritor português.

Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 e até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, , o dia 10 de junho era celebrado como o "Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses".

Após a Revolução do 25 de Abril de 1974, que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, a celebração do dia passou a prestar homenagem a Portugal, Camões e às Comunidades de Língua Portuguesa.

Neste dia o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, que decorrem em cidades diferentes, todos os anos.

Este ano a cidade escolhida foi a cidade de Lisboa, onde estas cerimónias e comemorações se prolongam por todo o fim de semana, uma vez que o dia 10 de junho de 2012 calhou a um domingo, e por decisão do Presidente da  República Aníbal Cavaco Silva.










Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...