domingo, abril 01, 2012

HOJE, SÓ HOJE, PODEMOS "MENTIR"... - 1 de Abril de 2012










Hoje, só hoje, podemos "mentir"...
"Mentira".Todos os dias  mentimos, os amigos mentem, o comerciante ou o funcionário também o fazem, uns mais outros menos e de maneiras diversas. A encabeçar esta lista, claro, os políticos. Esses mentem, e de que maneira...Ossos do ofício.

Postais de "Poissons d'avril"

Mas não é sobre esta espécie de mentira que gostaria de dissertar um pouco, mas sim sobre a "mentira" ou "peta" com que usualmente e por brincadeira, enganamos os nossos amigos e conhecidos, e que nos permite apelidá-los de tolos. E que hoje comemora o seu dia.

Segundo as regras, a mentira neste dia deve ser pregada por diversão, sem qualquer intuito de maldade. É o dia de se pregarem "partidas". E estas "partidas" têm regras:


  1. Não se pode magoar ou fazer mal à pessoa, alvo da partida.
  2. A vítima tem de acreditar ( ou não estar à espera).
  3. A vítima, quando descobre, tem pelo menos de sorrir.
  4. Nessa altura deve-se gritar: "1.º de abril!".
Carlos IX de França

A origem deste "dia da mentira, dia das petas, dia dos tolos ou dia dos bobos", parece confusa e com diversas explicações. Uma delas diz-nos que a "brincadeira" surgiu em França, primeiramente. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que assinalava a chegada da primavera. Estas festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, com a adoção do Calendário Gregoriano, o rei Carlos IX de França, determinou que o Ano Novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano se iniciaria em 1 de abril. Os gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Estas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Uma outra explicação francesa, diz também que este dia é conhecido como poisson d'avril, dia em que dantes fechava a época da pesca e era a última hipótese para os pescadores que não tinham pescado nada. Então atiravam-se peixes aos rios para os livrarem da vergonha de não levarem nada para casa. Neste dia, as crianças fazem um jogo típico que consiste em colar ou pregar um peixe recortado em papel nas costas de alguém, sem essa pessoa dar por isso. Quando ela descobre, gritam: "Poisson d'avril! Poisson d'avril!".

Árvore produtora de "spaghetti"

Nos países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day. No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou "A Mentira", um jornal de curta duração, lançado em 1.º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1.º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Alinhamento dos planetas Júpiter e Plutão

Como consequência deste dia da mentira, surgiram partidas que se tornaram famosas em todo o mundo. Algumas destas partidas incluem:
  • Em 1957, a BBC emitiu uma peça jornalística sobre uma árvore que dava spaghetti, na Suíça.
  • Em 1976, Patrick Moore, astrónomo, anunciou que um alinhamento gravitacional entre Júpiter e Plutão às 9h47 reduziria a gravidade terrestre e seria possível flutuar.
  • A rede de restaurantes fast-food Burguer King publicou em 1998 um anúncio a promover um novo "hambúrguer para canhotos".
  • O diário britânico "The Independent" anunciou em 2011 que Portugal havia vendido Cristiano Ronaldo a Espanha por 160 milhões de euros.

Suposta venda de Ronaldo a Espanha, por 160 milhões



Junto a esta publicação dois vídeos, exemplos de partidas deste dia da mentira.


O primeiro referente ao noticiário da televisão portuguesa  e o segundo portador de uma "mensagem" do Google, emitida por ocasião do 1 de abril de 2011.

Divirtam-se hoje, mas só isso...














Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...