quarta-feira, março 28, 2012

VIA SACRA ( VIA CRUCIS) - Semana Santa







Via Sacra ou Via Crucis ( do latim Via Crucis, "caminho da cruz"), é o trajeto seguido por Jesus Cristo carregando a cruz, que vai do Pretório até ao Calvário. O exercício da Via Sacra consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até ao monte Calvário, meditando simultaneamente com a Paixão de Cristo.

Percurso da Via Sacra ou Via Crucis

Tal exercício, muito comum no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas ( do século XI ao século XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa, os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. 

O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século VI. O Papa João Paulo II introduziu, em Roma, a substituição de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos, por outros quadros narrados pelos evangelistas. A nova configuração ainda não se tornou universal.

Existem diversas meditações de autores espirituais sobre a Via Crucis ou Via Sacra. De entre elas as que foram utilizadas em Roma, durante os últimos anos, foram: Via Crucis com a Mãe, 2006; Via Crucis do cardeal Ratzinger, 2005; Via Crucis de João Paulo II, 2004; Via Crucis de João Paulo II, 2000; Via Crucis de Karol Wojtyla, 1976, e são ainda conhecidas as Via Crucis de São Josemaria Escrivá  e a Via Crucis de Ernestina Champourcin, 1952.


O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, uma vez que proporciona uma meditação frutuosa da Paixão de Jesus Cristo, Nosso Senhor.


VIA SACRA






As Estações:
  1. Jesus é condenado à morte
  2. Jesus carrega a cruz às costas
  3. Jesus cai pela primeira vez
  4. Jesus encontra a sua Mãe
  5. Simão Cirineu ajuda a Jesus
  6. Verónica limpa o rosto de Jesus
  7. Jesus cai pela segunda vez
  8. Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
  9. Terceira queda de Jesus
  10. Jesus é despojado das suas vestes
  11. Jesus é pregado na cruz
  12. Jesus morre na cruz
  13. Jesus morto nos braços de sua Mãe
  14. Jesus é sepultado










Religiosas






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...