terça-feira, novembro 22, 2011

ROBERTO BOLLE - Sucessor de Rudolf Nureyev?





A última vez que Rudolf Nureyev apareceu no Teatro La Scala, de Milão, para preparar a sua produção do bailado Quebra-Nozes, o grande bailarino considerado já à data como uma lenda viva do Ballet, reparou e observou Roberto Bolle, ao tempo com a idade de 15 anos, no bar do estúdio.
Roberto Bolle em Morte em Veneza

Profundamente impressionado, pediu ao garoto, extremamente emocionado, para executar alguns exercícios, mesmo ali no bar. Este encontro influenciou o destino de Roberto para sempre. Alguns dias passados, foram os suficientes para Nureyev tomar a decisão de o escolher para realizar Tardizio, no bailado Morte em Veneza.

Roberto Bolle nasceu em Casale Monferrato no Piemonte, Itália, em 26 de março de 1975. Começou a estudar Ballet aos sete anos, numa escola local, e com a idade de onze anos iniciou a sua frequência da escola de Ballet do Teatro La Scala de Milão. Foi aí e ao fim de três anos que se deu o seu encontro com Nureyev, e o respectivo convite para a interpretação de Tardizio, em Morte em Veneza.
Roberto Bolle - Expo Xangai 2010

Em 1996, após uma aparição em Romeu e Julieta, com vinte anos de idade, Bolle foi promovido a bailarino principal do La Scala. Um ano mais tarde, abandonou esta posição e optou por seguir uma carreira como "freelance". Desde então já participou do Royal Ballet, o Ballet de Tóquio, o Ballet Nacional do Canadá, o Ballet de Estugarda, o Ballet Nacional da Finlândia, a Staatsoper de Berlim, a Ópera Estadual de Viena, e ainda outros Ballets de referência na Áustria. Participou ainda em 8 ou 9 Festivais Internacionais de Ballet nas cidades de Tóquio, Roma, Nápoles e Florença.

Derek Deane, diretor do National English Ballet, criou duas produções para Bolle: O Lago dos Cisnes e Romeu e Julieta, ambas realizadas no Royal Albert Hall, em Londres. No 10.º aniversário do Teatro de Ópera do Cairo, dançou no cenário natural das Pirâmides de Gizé, em Aida, e depois na Arena de Verona, para uma nova versão da ópera ao vivo, em todo o mundo.
Roberto Bolle - Roberto Bolle and Friends

Em outubro de 2000 dançou na presença de Vladimir Putin, na abertura da temporada do Covent Garden de Londres. E em junho de 2002, quando do Golden Jubilee da Rainha Elizabeth II, dançou no Palácio de Buckingham, na presença da Rainha. E ainda, entre outras numerosas actuações perante presenças famosas, em 1 de abril de 2004 dançou diante de João Paulo II, na celebração do dia dos jovens.

Desde 1999 que exerce o cargo de Embaixador da Boa Vontade  para a UNICEF: em 2006 deslocou-se ao Sudão, onde visitou escolas e hospitais. Em junho de 2007, tinha já conseguido amealhar mais de 655.000 U.S.dólares para projetos de educação e saúde, no Sudão.
Rudolf Nureyev

A primeira vez que Roberto Bolle actuou como Bailarino Principal, foi na primavera de 2009, no Metropolitan Opera House de Nova Iorque, como Bailarino Principal do American Ballet Theatre. A "Lista de Dança" no jornal New Yorque Times de 26 de Junho de 2009, descreve Bolle como "absolutamente deslumbrante ( quer como bailarino, quer como homem).

Robert Bolle já apareceu em várias revistas de moda e estilo, e tem protagonizado diversas campanhas publicitárias: já foi apresentado por Ferragamo, em 2008 e tem também um contrato com Giorgio Armani, seu estilista pessoal. Foi também destaque da revista Vogue EUA 2009, ao lado da top model Coco Rocha, numa propagação editorial.

Esta faceta de Bolle, cuja perfeição física é inegável, pode, segundo alguns críticos, prejudicar a sua carreira como bailarino, conduzindo-o à tentação da sua exploração, em detrimento das suas aptidões de profissional do Ballet. Opiniões apontam mesmo para Bolle como um profissional "somente profissional", perfeito na aula e na barra, mas muito longe do "bicho" e do "tigre" que existiram em Rudolf Nureyev...
Rudolf Nureyev e Margot Fonteyn em Giselle


Com a idade de 36 anos, jovem na vida, não o será tanto como bailarino. Pode ainda evoluir relativamente. É talvez cedo para "acontecer" história, no que toca a Roberto Bolle...

Será o tempo que o poderá apontar, ou não, como sucessor de Nureyev.

Fica a incógnita...












Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...