sexta-feira, março 11, 2011

TREMOR DE TERRA E TSUNAMI NO JAPÃO - Imagens de uma tragédia


Esta madrugada o mundo foi surpreendido com a notícia desta terrível tragédia que se abateu sobre o Japão: um violento tremor de terra, com a escala de 8,9 de Richter e com epicentro no mar a cerca de 400 quilómetros da costa, sacudiu as suas ilhas, provocando o consequente tsunami que devastou o litoral japonês e que ameaça atingir toda a costa do Pacífico, até ao Canadá.

Graças ao avanço tecnológico e solidez da construção civil nipónica, edifícios com mais de cinquenta andares não sofreram qualquer derrocada, preservado-se assim milhares de vidas. Infelizmente o mesmo não aconteceu com os diques, que foram incapazes de suster a fúria das aguas do tsunami.

Todavia a situação que parece mais preocupante é a da central nuclear de Fukushima, onde se detectou uma explosão no primeiro reactor, devida ao sismo, e onde o nível de radioactividade tem vindo a aumentar de forma alarmante, receando-se ainda outras eventuais avarias num segundo reactor. Todas as centrais nucleares do Japão, que são muitas (cerca de 53), correm riscos altamente preocupantes, devido ao facto  das réplicas do abalo sísmico serem contínuas e de grau consideravelmente elevado. Infelizmente já foram detectados casos de contaminação da radioactividade, nomeadamente entre o pessoal técnico das próprias centrais.

A ajuda internacional não tardou em se manifestar: do Presidente Barak Obama à ONU, dezenas de países já ofereceram a sua  ajuda. O Presidente Obama oferece o auxílio de todas as suas forças estacionadas no país amigo, quer em terra como em águas nipónicas, incluindo a VII Esquadra, sediada no Japão. A ONU, através dos mecanismos internacionais e logísticos da Cruz Vermelha, ofereceu toda a ajuda no terreno. O Banco Mundial, União Europeia e mesmo a Federação Russa, esta esquecendo litígios pendentes com o Governo Japonês, oferecem igualmente a sua ajuda na minimização das consequências da catástrofe.O Papa Bento XVI e a Rainha Isabel II declararam-se profundamente entristecidos.

Classificado como o quarto mais violento tremor de terra até hoje verificado, é o maior de sempre assinalado no arquipélago nipónico onde, em cada período de cinco minutos, a terra treme. Infelizmente as vítimas desta tragédia já ultrapassam as dezenas de milhares e o seu número parece não parar de aumentar.

 As  imagens  dos vídeos adicionados a esta mensagem, dispensam palavras.





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...