terça-feira, janeiro 18, 2011

PAPA JOÃO PAULO II, BEATO


O Papa Bento XVI aurtorizou a publicação do decreto que reconhece a autenticidade de um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II.

De acordo com o testemunho dos médicos ouvidos pela Congregação para a Causa de Todos os Santos, a freira francesa Marie Simon Pierre Normand, sofria de doença de Parkinson e obteve uma cura não explicada pela ciência. A irmã Marie pertence ao Instituto das Pequenas Irmãs das Maternidades Católicas.
Papa João Paulo II, Beato

Em 2001 foi-lhe diagnosticada a doença de Parkinson, enfermidade que o Papa João Paulo II também enfrentou nos últimos anos da sua vida. A cura da doença teria ocorrido em Junho de 2005, depois da morte do Papa João Paulo. A publicação do decreto sobre o milagre, conclui o processo que precede a beatificação, prevista para o dia 1 de Maio deste ano.
A partir desta data, João Paulo II receberá o título de "beato" ou "bem-aventurado". Poderá ser venerado como intercessor e receber culto público restrito em cerimónias litúrgicas. Será necessário o reconhecimento de um novo milagre para concluir a sua canonização.

"Santo já". No início do seu pontificado, João Paulo II reformou a lei que rege todos os processos de beatificação e canonização, agilizando os prazos. Desejava apresentar modelos de conduta mais conformes com a realidade dos fiéis contemporâneos.
Papa João Paulo II e Madre Teresa de Calcuta

As novas regras sugerem um período de cinco anos entre a morte do fiel e a sua canonização. Mas durante os funerais de João Paulo II, em Abril de 2005, os milhares de fiéis reunidos na Praça de S.Pedro, em Roma, pediram o início imediato do processo da canonização, com o slogan "santo subito".

Bento XVI decidiu ouvir o clamor dos católicos. O processo do Papa João Paulo II começou em Junho do ano da sua morte.

A poucos meses das cerimónias desta beatificação, o "John Paul II Center" anunciou que o sangue de João Paulo II "vai ser exposto" como relíquia, numa igreja a ser inaugurada em Maio, em Cracóvia, no sul da Polónia.
Este sangue tinha sido retirado para análises pela Policlínica Gemelli, pouco antes da sua morte, em 2 de Abril de 2005. Considerado como relíquia, deverá deverá ficar exposto num recipiente de cristal, instalado no altar da igreja.
Multidão na Praça de S. Pedro


Está previsto que, para as cerimónias da beatificação, a urna com os restos mortais de João Paulo II seja retirada da gruta do Vaticano onde se encontra e transportada para a Basílica de S. Pedro.

Todavia a urna permanecerá encerrada durante as cerimónias, findas as quais deverá regressar à gruta onde até à data tem estado depositada. 



1 comentário:

peonia disse...

A santidade de João Paulo II é indiscutível pela vida exemplar de sofrimento e de perdão. O seu rosto irradiava uma força que nunca hei-de esquecer.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...