domingo, janeiro 09, 2011

MUSEU DO CARAMULO - FUNDAÇÃO ABEL E JOÃO LACERDA - Transporte em Portugal (Parte II)






Dois irmãos, Abel e João de Lacerda fundaram nos anos cinquenta, um museu invulgar, numa pequena povoação chamada Caramulo. Situada numa montanha do centro de Portugal, com luxuriante vegetação e virada a sul, sobre um extenso vale de 80 quilómetros, Caramulo debruça-se sobre o mais vasto panorama do país.

Bugatti 35B
Abel de Lacerda, apaixonado pela arte, constrói um edifício, com os mais modernos conceitos de museologia, para expor uma invulgar colecção de objectos de arte constituída por 500 peças de pintura, escultura, mobiliário, cerâmica e tapeçarias, que vão da era Romana até Picasso.

João de Lacerda, apaixonado por automóveis, constrói outro edifício anexo ao primeiro, vocacionado para expor 100 automóveis e motos, dentro do princípio de que todos os veículos pudessem sair fàcilmente, para exibição e conservação.
Triciclos Antigos

Com a morte prematura de Abel Lacerda em 1957, criou-se a Fundação Abel de Lacerda - hoje Fundação Abel e João de Lacerda - proprietária dos dois museus de Arte e Automóveis, abertos ao público todo o ano. Mais de um milhão de visitantes entraram neste meio século, no Museu do Caramulo.

A colecção de Automóveis, Motociclos e Velocípedes do Museu do Caramulo foi iniciada por João de Lacerda em 1955, ao adquirir um Ford T de 1925. Desde então, a colecção foi aumentando, encontrando-se em exposição no Caramulo. Devido ao seu sucesso e enorme prestígio, o Museu do Caramulo foi acolhendo automóveis em depósito, alargando amplamente o espólio exposto.

Bugatti
Contudo, é condição imperativa para um automóvel ser exposto, estar restaurado e com a mecânica impecável, tal como nasceu, permitindo-lhe desta forma circular normalmente em desfiles ou até mesmo participar em provas. Este objectivo presidiu à construção do edifício anexo, de forma a que cada veículo possa sair instantaneamente sem restrições. Isto porque, todos os automóveis circulam no exterior pelo menos 2 vezes por ano, sendo registado numa ficha individual, tudo o que tiver ocorrido nessas saídas.

O Museu do Caramulo dispõe de uma exposição permanente de 30 motociclos e 70 automóveis (dos quais 14 veteranos), representando 36 marcas de 7 países. O mais antigo é um Benz de 1886 e o mais recente um Ferrari de 1998. Existe ainda uma variada colecção de bicicletas e triciclos antigos.

Muitos dos automóveis têm uma relação com a História de Portugal. Na colecção automóvel exposta permanentemente no Museu, podem observar-se:
  • o mais antigo automóvel ainda em funcionamento em Portugal, o Peugeot de 1899;
  • o Bugatti 35B, em que Lehrfeld estabeleceu o recorde do quilómetro lançado, a mais de 200 km/h, em1931;
  • o Mercedes-Benz blindado e o Cadillac que estiveram ao serviço do Prof. Doutor Oliveira Salazar;
  • o Pegaso Sport, oferecido pelo General Franco ao Presidente Craveiro Lopes;
  • o Chrysler Imperial da PIDE que protagonizou a "Fuga da Prisão de Caxias";
  • o Renault que foi pertença do conselheiro João Franco;
  • o Rolls-Royce que serviu a Rainha Isabel II, o Presidente Eisenhower e o Papa João Paulo II nas suas visitas a Portugal;
  • o Fiat oferecido ao Dr. João Lacerda, pelo presidente do Grupo FIAT.

Cadillac do Prof. Salazar














Este original museu, inserido na maravilhosa paisagem da Serra do Caramulo, merece bem o nosso agradável passeio, para apreciarmos todo o seu espólio. 


Já o fiz, e garanto-vos que valeu bem a pena...










1 comentário:

Anónimo disse...

MINHA PREZADA COLEGA E AMIGA.
É UMA REALIDADE TUDO O QUE DIZ.
É DE FACTO UMA OBRA DIGNA DE SER APRECIADA, NÃO SÓ PELOS CARROS EXPOSTOS COMO A SUA LOCALIZAÇÃO (4/5 KILOMETROS APENAS DO PONTO MAIS ALTO DA SERRA DO CARAMULO)
COM UMA VISTA ESPANTOSA,SOBRE O VALE DE TONDELA E CAMPO DE BESTEIROS ESSE LOCAL DENOMINA-SE "CARAMULINHO".
TENHO RESIDENCIA PERTO,RAZÃO PELA QUAL JÁ VISITEI VARIADISSIMAS VEZES,
INCLUSIVE, LEVO LÁ MUITOS AMIGOS.
PARABENS À SUA IDEIA EM TER INCENTIVADO ALGUMAS PESSOAS A VISITAR ESTA GRANDIOSA OBRA.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...