quarta-feira, janeiro 19, 2011

DE CABO RUIVO A ALCOCHETE, PASSANDO PELA PORTELA - Transporte em Portugal (ParteIII)




AEROPORTO MARÍTIMO DE CABO RUIVO E AEROPORTO DA PORTELA:

Até à inauguração do Aeroporto da Portela, Lisboa era servida por um aeroporto primitivo denominado Campo Internacional de Aterragem situado em Alverca.
Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo

Nos anos 30 os voos transatlânticos entre a Europa e América eram feitos em hidroaviões por motivos de segurança. Só depois de atravessarem o Atlântico, os passageiros mudavam para aviões com base terrestre, que os levavam ao seu destino final.

Sendo Lisboa a capital mais ocidental da Europa, a cidade era o terminal ideal do lado europeu dessas ligações transatlânticas. Por essa razão, o Governo Português entendeu transformar Lisboa numa grande plataforma aérea para voos internacionais. Para isso foram projectados dois aeroportos para Lisboa: um marítimo, para hidroaviões e outro terrestre para aviões convencionais.

Outra razão para a construção destas infraestruturas era o facto de ir ser realizada, em 1940, a Grande Exposição do Mundo Português, que se previa ir atrair a Lisboa muitos voos com turistas estrangeiros (isso acabou por não acontecer devido ao início da 2.ª Guerra Mundial).
Aeroporto da Portela

Em 1938 iniciaram-se as obras dos dois aeroportos, que foram concluídas em 1940. Como aeroporto terrestre construiu-se o Aeroporto da Portela e como aeroporto marítimo, construiu-se o Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo, à beira do Rio Tejo e a cerca de 3kms do primeiro.

Para uma ligação rápida por automóvel entre os dois aeroportos, construiu-se uma via rodoviária denominada Avenida Entre-Aeroportos (actual Avenida de Berlim).

O sistema de voos transatlânticos funcionava com hidroaviões vindos da América, amarando no Rio Tejo e desembarcando os seus passageiros em Cabo Ruivo. Daí, eram transportados por automóvel até à Portela. No Aeroporto da Portela eram distribuídos pelos diversos aviões que os iam levar aos diferentes destinos da Europa. Os passageiros que iam da Europa para a América, faziam o percurso inverso.
Terceira Travessia do Tejo

O Aeroporto de Cabo Ruivo, que se localizava onde hoje é a Doca dos Olivais no Parque das Nações, foi desactivado com o fim completo dos voos regulares de passageiros por hidroavião, no final dos anos 50.

Desde essa altura manteve-se apenas o Aeroporto da Portela.

NOVO AEROPORTO INTERNACIONAL DE LISBOA (ALCOCHETE):

Já está decidido, o novo Aeroporto Internacional de Lisboa vai mesmo avançar, só falta saber quando...
No entanto o projecto já foi feito e aprovado, e sabem que mais, apesar de todas as dúvidas de quanto vai custar, se Alcochete é a melhor localização, se é realmente necessário, uma coisa é certa, vai ficar espectacularmente bonito e será, sem dúvida, mais um orgulho nacional...

Algumas especificações do projecto:

  • Prevê 2 pistas paralelas, afastadas entre si 2.180 metros
  • possibilidade de aumentar para 3 ou 4 pistas;
  • a estrutura permite até 90 a 95 movimentos por hora;
  • terminal concebido de forma a funcionar como único ponto de processamento central, onde passará tráfego Não-Schengen, Internacional e Schengen;
  • resultou numa forma em X, com as actividades principais de processamento concentradas num só edifício.
O Novo Aeroporto de Lisboa, está projectado para suportar um volume de tráfego de passageiros na ordem dos 22 milhões de passageiros anuais.
Rede de  Alta Velocidade

No entanto, esta capacidade poderá ser duplicada quando se atingir a ruptura das infraestruturas iniciais, visto o projecto contemplar a expansão com mais 2 pistas da mesma dimensão, bem como um novo terminal de passageiros igual ao primeiro.

O NAL irá então, para já, servir a aviação civil com 2 pistas de 4.000 metros de comprimento cada. Esta dimensão iré permitir serem usadas por qualquer aeronave actualmente existente.

O terminal de passageiros, irá dispor de 120 terminais de check-in, 20 postos de controlo de embarque e 63 portas de embarque com manga directa para os aviões.
Planta do Novo Aeroporto de Lisboa

Para as chegadas estão previstos 12 tapetes de recolha de bagagem. Tendo como centro a estação ferroviária, o terminal irá fornecer 2 grandes parques de estacionamento automóvel. Existirão ainda outros parques externos.

O NAL ficará implantado em terrenos pertencentes a Porto Alto, cidade de Samora Correia, perto de Alcochete, onde actualmente está o Campo de  Tiro de Alcochete da Força Aérea Portuguesa. Terá acessos por via rodoviária e ferroviária. Pela via rodoviária, ficará ligado às auto-estradas A10 e A33 e A13, até ao norte do Rio Tejo, bem como para sul. Ainda ficará ligado às auto-estradas N4 (sul), N119 (norte), N110 e N118.
Novo Aeroporto de Lisboa

Aproveitando o projecto da Rede Ferroviária de Alta Velocidade, o novo aeroporto terá ligação a esta rede, tanto à Gare do Oriente, como à ligação Lisboa-Madrid. Também o tráfego ferroviário convencional estará ligado ao NAL, com ligação igualmente à Gare do Oriente. Estas ligações serão feitas usando a Terceira Travessia do Tejo, entre Chelas e o Barreiro.

Ficando o NAL distante de Lisboa, serão criados "Shuttles" de ligação à Gare do Oriente e a Entrecampos, da responsabilidade do próprio aeroporto.

...Mas tudo isto, para quando? Fica a incógnita.



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...