sábado, janeiro 01, 2011

COLOMBO PORTUGUÊS - A Polémica Continua...


Manuel da Silva Rosa emigrou para os Estados Unidos há mais de trinta anos e dedicou, nestes últimos quinze anos, grande parte do seu tempo, em parceria com o experiente investigador Eric James Steele, à procura da verdade histórica relativa ao "Mistério Colombo".

Quinze anos de investigação rigorosa arrasam a versão da historiografia oficial. Colombo não era genovês, mas sim um espião português ao serviço de D. João II.
Manuel Rosa apresenta o seu livro
ao Presidente Cavaco Silva

Finalmente um trabalho de investigação histórica amplamente documentada, desmonta o embuste criado pela historiografia oficial e oferece abundantes pistas para a descoberta do grande mistério que envolve o «descobridor da América», propondo a mudança da perspectiva histórica de análise.

Para Manuel Rosa é absolutamente claro que Cristoval Colon não foi Christopher Columbus, o tecelão de lã genovês que teria casado com uma nobre portuguesa, que escrevia num espanhol aportuguesado e que sabia latim.
Mas o que transparece com evidência, é o genial plano secreto do rei português D. João II, um grande génio e estratega político do passado milénio. O texto, recheado de surpresas, revela-nos no capítulo V, o evidente carácter espúrio do famoso Testamento de Colombo onde este se afirma genovês. 

Documento atribuído a Colombo
No prefácio do livro, o prof. Joaquim Veríssimo Serrão afirma: "...Decerto que Manuel Rosa ficaria contente em poder demonstrar que o nauta foi português de nascimento.... Mas a nosso ver, o novo autor avança com argumentos que impõem ponderação e estudo. Não sendo aceitável a tese genovesa de fazer de Colombo o filho do mercador de lãs Domenico de Columbo, nem a que faz nascer em Génova entre os dias 25 de Agosto e 31 de Outubro de 1451(2), mantém-se de pé o problema do seu nascimento, e nada invalida a concepção de que tenha mesmo nascido no nosso país...".

Armas de Colombo, hipoteticamente
de origem portuguesa




Ainda no mesmo prefácio, José Rodrigues dos Santos escreve: "...este livro de Manuel Rosa e Eric Steele vem confirmar que, qualquer que seja o seu nome, é a origem nobre portuguesa que melhor explica as enigmáticas contradições em torno da vida de Colon....Constitui uma total falta de rigor afirmar peremptoriamente que o descobridor da América era genovês, como o fazem a maioria dos textos históricos."


E também a maior parte dos historiadores portugueses, acrescentamos nós...


Importa perguntar: por que é que isso acontece?












2 comentários:

Anónimo disse...

«Colombo Português-Novas Revelações» (edições Ésquilo), é o melhor livro que tenho lido sobre a tese do Colombo Português. Devo dizer, com toda a franqueza, que acho a obra de Manuel Rosa muito válida, escrita em estilo académico mas simples e muito bem fundamentada. É uma obra que se destaca pela seriedade e rigor. A tese que o autor defende é suportada por vários documentos apresentados no livro, alguns pela primeira vez. Notável é o desenvolvimento da linhagem da esposa Filipa Moniz. Pela primeira vez constato que nesta questão as peças do "puzzele" Colombo começam a fazer algum sentido. É excepcional. Resumindo: vale a pena ler.

Anónimo disse...

Tenho uma grande admiração pela obra COLOMBO PORTUGUÊS-NOVAS REVELAÇÔES. É de saudar o autor pela sua perseverança em não deixar diluir a discussão sobre Cristóvão Cólon. É absolutamente louvável que se mantenha, ao fim de quase 20 anos, tão resoluto em descobrir a verdade mesmo com as resistências que adivinho terá sentido ao mexer em tão delicado assunto. Não deveria ser algo diverso que português mas não posso deixar de me espantar com o facto de que, sendo uma nação de mais de 900 anos, damos tão pouco peso à nossa história e sofremos de um tipo de esquizofrenia que nos leva a ter vergonha dos nossos grandes feitos, admoestar quem os lembra e celebra e manter um complexo de inferioridade em relação aos demais países. Eu já senti este tipo de preconceito no ambiente social em que me insiro, e penso que todos os que vêem Portugal e a Nação numa perspectiva espiritual, como conceitos que ultrapassam meros esquemas jurídicos, o sentirão com toda a certeza. Ninguém que se considere verdadeiro português passe sem ler este livro de Manuel Rosa porque aprenderá muitos dos segredos sobre Portugal que os nossos historiadores não ensinam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...