quinta-feira, setembro 23, 2010

OUTONO E OS SEUS MISTÉRIOS

No dia de hoje, 23 de Setembro, entramos no Outono. Estação de transição entre o verão e o inverno, como todos sabemos, é caracterizado pelas temperaturas mais amenas e pelo amarelecer das folhas nas árvores. É, para nós também a época das vindimas, das colheitas em geral, e também das castanhas assadas...

É de assinalar que quando o hemisfério norte entra no equinócio do outono, no hemisfério sul acontece simultâneamente a entrada do equinócio da primavera. Portugal entra no Outono ao mesmo tempo que o Brasil entra na Primavera.

Como estação de equinócio (do latim "aequinoctium") tem neste período em que os dois hemisférios terrestres são iluminados igualmente e como é do conhecimento de todos, a duração do seu primeiro dia igual à da sua primeira noite. Este fenómeno atraíu, desde longa data, a atenção dos povos da antiguidade, que o celebravam com rituais de carácter místico.

Alguns ainda hoje persistem e são alvo da atenção de milhares de pessoas...

A explicação científica para o fenómeno que envolve o monumento megalítico de Stonehenge situado no Reino Unido, está no ponto em que o monumento tenha sido concebido para que um observador, no seu interior, possa determinar com exactidão a ocorrência das datas dos solstícios e equinócios, acontecimentos que anunciam a mudança de estação.

Para isto basta posicionar-se adequadamente entre os setenta blocos de arenito que o compunham e observar-se na direcção certa. Esta descoberta foi feita em 1960, demonstrando através da arqueologia que os povos neolíticos, 3000 anos antes de Cristo, já tinham este conhecimento e a sensibilidade do fenómeno dos equinócios...

Todos os anos, turistas de todas as partes do mundo invadem Chichen Itza, a cidade maia na selva da península de Yucatán, com o fim de assistir a um estranho fenómeno, que me impressionou muitíssimo, quando tive a oportunidade de o presenciar.

Às 15 h, nos equinócios da primavera e do outono, o jogo de luz e sombras, forma a silhueta de uma serpente sobre uma escada da pirâmide de Kukulcan. Esta silhueta simboliza a serpente descendo do céu para o plano terrestre e entrando, no final do dia nas profundezas. Enquanto desliza pela escada até penetrar na terra, o corpo da serpente aparece com a sua cabeça esculpida na base milenar da pirâmide.

Este fenómeno deixa-nos deveras pensativos e todas as diversas interpretações que o pretendem explicar apontam para o juízo final...

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...