quinta-feira, setembro 30, 2010

5 DE OUTUBRO DE 2010 - 1OO anos da implantação da República Portuguesa


Publico esta mensagem no âmbito das comemorações do centenário da Implantação da República em Portugal, evento que tem vindo a ser largamente divulgado por S. Ex.ª o Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, em nome da Presidência da República.

Falar da República em Portugal é falar de um período em que a turbulência dos acontecimentos começa mesmo antes de 1910 ( Implantação da República) e de 1910 até 1974, ano em que foi instituído o regime que nos governa até hoje, com o 25 de Abril de 1974: Regicídio, Governos Provisórios, atentados, lutas populares e religiosas, instabilidade que conduziu ao governo de ditadura que só terminou com o 25 de Abril. O fenómeno histórico, segundo especialistas, repete-se periodicamente. Oxalá esta tese não se confirme no que respeita à realidade portuguesa.

Procurei ilustrar esta mensagem com imagens de vídeo que me pareceram necessárias para transmitir, de um modo mais completo, a informação sobre este período histórico da 1.ªRépública até ao 25 de Abril de 1974, que, como anteriormente referi, restituíu a democracia a Portugal.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...