quinta-feira, outubro 05, 2017

107 ANOS DE REPÚBLICA - Façam o favor de se levantar: vamos falar de Portugal











Novamente consagrado como dia de feriado nacional, por atuais disposições governamentais, comemoram-se neste 5 de Outubro de 2017, 107 anos de República em Portugal. Resultado de um golpe de estado organizado pelo Partido Republicano Português, que no dia 5 de outubro de 1910, destituiu a monarquia constitucional e implantou  um regime republicano em Portugal.



A revolução foi proclamada por todo o povo antes ainda de decidida a última ação, que daria origem ao 5 de Outubro de 1910, ou se saber quem alcançaria a vitória; e, desde esse momento, a notícia transmitida para todas as cidades e terras de Portugal, a adesão unânime à República foi verdadeiramente um plebiscito de espontaneidade e entusiasmo, entrando logo a vida portuguesa em normalidade.

A sujeição do país aos interesses coloniais britânicos, os gastos excessivos da família real, o poder da igreja, a instabilidade política e social, o sistema de alternância de dois partidos no poder (os progressistas e os regeneradores), a ditadura de João Franco, a aparente incapacidade de acompanhar a evolução dos tempos e de se adaptar à modernidade - tudo bem contribuiu para um inexorável processo de desgaste da monarquia portuguesa, do qual os defensores da república, particularmente o Partido Republicano, soube tirar o melhor proveito. Por contraponto, o Partido Republicano apresentava-se como o único que tinha um programa capaz de devolver ao país o prestígio perdido e colocar Portugal no caminho do progresso.

Após a relutância do exército em combater os dois mil soldados e marinheiros revoltosos entre 3 e 4 de outubro de 1910, a República foi proclamada às 9 horas da manhã do dia seguinte, da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa.

Consagrada  a revolução, um governo provisório chefiado por Teófilo Braga dirigiu os destinos do país até à aprovação da Constituição de 1911, que marcou o início da Primeira República.


A partir do 5 de Outubro, a bandeira portuguesa foi substituída. As cores verde e vermelho significam a esperança e o sangue dos heróis. A esfera armilar simboliza os Descobrimentos, os sete castelos representam os primeiros castelos conquistados por D. Afonso Henriques, as cinco quinas significam os cinco reis mouros derrotados por este Rei e, finalmente, os cinco pontos em cada uma, as cinco chagas de Cristo. O hino "A Portuguesa", composto por Alfredo Keil, tornou-se o hino nacional.

Bandeira portuguesa içada no dia 5 de Outubro de 1910 
na Câmara Municipal de Lisboa
Mantiveram-se os valores do Estado, o comércio abriu as suas portas, e a República era consagrada com cantares e alegrias, porque se respirava um ar oxigenado e livre. (in  “As Constituintes de 1911 e os seus Deputados”)

Celebrado este ano nas ruas, foi este o discurso do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa há um ano, durante a sua intervenção nas comemorações da Implantação da República, que então decorreram na Praça do Município em Lisboa: 

"O exemplo dos que exercem o poder é fundamental sempre para que o povo continue a acreditar no 5 de Outubro", afirmou ainda o chefe de Estado, 












Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...