Compositor e pianista Ludwig Van Beethoven, amplamente considerado o maior
compositor de todos os tempos, nasceu por volta de 16 de dezembro de 1770 na
cidade de Bonn no eleitorado de Colónia, um principado do Sacro Império Romano.
Embora a sua data exata de nascimento seja incerta, Beethoven foi batizado no dia
17 de dezembro de 1770.
Beethoven teve dois irmãos mais jovens que sobreviveram até a idade adulta,
Caspar, nascido em 1774, e Johann, nascido em 1776. A mãe de Beethoven, Maria
Magdalena van Beethoven, esbelta e gentil, foi uma mulher profundamente moralista. Seu
pai, Johann van Beethoven, foi um cantor medíocre mais conhecido por seu
alcoolismo do que qualquer habilidade musical. No entanto, o avô e padrinho de
Beethoven, Kapellmeister Ludwig van Beethoven, foi o músico mais próspero e
eminente de Bonn, uma fonte de orgulho sem fim para o jovem Ludwig, seu neto e
afilhado.
A certa altura, no intervalo do nascimento dos seus dois irmãos mais novos,
o pai de Beethoven começou a ensinar- lhe música com um rigor extraordinário e
brutalidade tais que afetaram Beethoven para o resto da sua vida. Os vizinhos
diziam ouvir o choro do menino enquanto ele tocava o cravo, de pé em
cima de um banco, para alcançar as chaves, e enquanto o pai lhe batia a cada
hesitação ou erro, chegando a ser açoitado, trancada no porão e privados de
sono por horas extras de prática.
Esperando que seu filho fosse reconhecido como um prodígio musical à
maneira de Mozart, o pai de Beethoven organizou o seu primeiro recital público em
26 de março de 1778. Anunciado como um "filhinho de seis anos," (a
idade de Mozart quando tocou para a imperatriz Maria Theresa ), tinha na verdade
sete anos, Beethoven tocou de forma impressionante, mas o seu recital não teve o êxito esperado.
1-Estúdio de Beethoven em
1827 2-Conde Waldstein 3-Beethoven, por Joseph
Mähler |
Em 1781, com a idade de 10 anos, Beethoven retirou-se da escola para estudar
música a tempo inteiro com Christian Gottlob Neefe, o recém-nomeado organista
da corte. Neefe deu a conhecer Bach a Beethoven e com a idade de doze Beethoven
publicou sua primeira composição, um conjunto de variações para piano sobre um
tema de um compositor clássico obscuro chamado Dressler.
Por volta do ano de 1784, pelo seu alcoolismo e a sua voz decadente, o pai de Beethoven não
foi mais capaz de sustentar a família, e Beethoven solicitou formalmente uma
nomeação oficial como Organista Assistente do Tribunal. Apesar da sua
juventude, o seu pedido foi aceite, e Beethoven foi colocado no tribunal com um
modesto salário anual de 150 florins.
Quando o Sacro Imperador Romano Joseph II morreu em 1790, um Beethoven de
19 anos de idade recebeu a grande honra de compor um memorial musical em sua
homenagem. Por razões que permanecem obscuras, a composição de Beethoven não
foi realizada. No entanto, mais de um
século depois, Johannes Brahms descobriu que Beethoven tinha, de facto, composto
uma peça "bela e nobre" de música, intitulada Cantata, sobre a morte
do imperador Joseph II. É hoje considerada a sua primeira obra-prima.
Beethoven fez a sua estreia pública em Viena, em 29 de março de 1795.
Embora haja um debate considerável sobre qual dos seus concertos de piano ele apresentou
nessa noite, a maioria dos estudiosos acreditam que tocou o que é conhecido
como seu "primeiro" concerto para piano em C Maior. Pouco tempo
depois, Beethoven decidiu publicar uma série de três trios para piano, o seu
"Opus 1", que foram um enorme sucesso financeiro e muito bem aceites
pela crítica.
No princípio do século, em 2 de abril de 1800, Beethoven estreou a sua
Sinfonia No. 1 em C Maior no Teatro Real e Imperial de Viena. Embora Beethoven
crescesse detestando a peça -
"Naqueles dias, eu não sabia como compor", observou mais tarde – a graciosa
e melodiosa sinfonia tornou-o num dos
compositores mais célebres da Europa.
Como o novo século avançava, Beethoven compôs peça após peça que o marcou
como um compositor magistral atingindo a sua maturidade musical.
Por esta altura, Beethoven como todos os europeus, assistiu com uma mistura
de admiração e terror, o modo como Napoleão Bonaparte se proclamou primeiro
cônsul, e mais tarde imperador da França. Beethoven admirava-o, mas abominou e, em
certa medida tinha-se identificado com o próprio Napoleão, um homem de capacidades sobre-humanas
aparentemente, apenas um ano mais velho do que ele, Beethoven, e também de
nascimento obscuro.
Em 1804, apenas algumas semanas depois de Napoleão se proclamar imperador,
Beethoven estreou a sua Sinfonia No. 3 em honra de Napoleão. Mais tarde
chamada de "Sinfonia Eróica" por Beethoven, desiludido com
Napoleão. Foi a sua maior obra e a mais original até à data - tão diferente de
tudo que se tinha ouvido antes, que os músicos não conseguiam descobrir como a interpretar. Um colaborador proeminente
proclamou "Eroica", uma das obras mais originais, mais sublimes e mais
profundas jamais produzidas."
Ao mesmo tempo que compunha estas obras grandes e imortais, Beethoven lutou
com um facto chocante e terrível que tentou desesperadamente esconder. Estava a
ensurdecer. Na viragem do século, Beethoven mal percebia as palavras e as
conversas.
Quase milagrosamente, apesar da sua surdez galopante, Beethoven continuou a
compor a um ritmo furioso. A partir de 1803-1812, que é conhecido como o
"meio" ou período "heróico", compôs uma ópera, seis
sinfonias, quatro concertos a solo, cinco quartetos de cordas, seis sonatas de
cordas, sete sonatas para piano, cinco conjuntos de variações para piano,
quatro aberturas, quatro trios, dois sextetos e 72 canções. Entre eles contam-se
as sinfonias No. 3-8, o "Moonlight Sonata", o "Kreutzer"
sonata para violino e Fidelio, a sua única ópera. Este período na vida de Beethoven
é inigualado por qualquer de qualquer outro compositor na história, em termos
de originalidade e beleza.
1-Beethoven em 1803 2-Maximiliano, Arquiduque
de Áustria 3-Túmulo de Ludwig van
Beethoven em Viena, Áustria. |
De alguma forma, apesar de sua tumultuosa vida pessoal, enfermidade física
e surdez completa, Beethoven compôs a sua melhor música - talvez a maior música
já composta - perto do final de sua vida. As suas maiores obras tardias incluem
a Missa Solemnis, que estreou em 1824 e é considerada uma dos seus melhores
realizações, e String Quartet No. 14, que contém sete movimentos ligados tocados
sem uma pausa.
A Nona e última sinfonia de
Beethoven, concluída em 1824, continua a ser a realização mais imponente do ilustre compositor, com o
seu Famoso Finale coral da sinfonia, com quatro solistas vocais e um coro
cantando as palavras do poema de Friedrich Schiller "Ode à Alegria". É
talvez a peça mais famosa na história da
música.
Beethoven morreu em 26 de março de 1827, com a idade de 56 anos. Ludwig van
Beethoven é amplamente considerado o maior compositor de todos os tempos. É a
figura fundamental da transição que liga as idades clássica e romântica da
música ocidental.
E o facto de Beethoven compor a sua música mais bela e extraordinária
enquanto surdo, foi uma tarefa quase
sobre-humana de um génio criativo, apenas talvez com paralelo na história da
realização artística de John Milton, Paradise Lost, por ele escrito
enquanto cego.
Resumindo a sua vida e morte, Beethoven nunca foi tão eloquente com as palavras
como foi com a música:
"Plaudite, amici, comoedia finita est"
( “Aplaudam, amigos, a comédia acabou”)
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