quarta-feira, fevereiro 26, 2014

PACO DE LUCIA (1947-2014), DEIXOU-NOS HOJE, PARA SEMPRE, A SUA MÚSICA...









Paco de Lucia ( nome artístico de Francisco Sánchez Gomes (Algeciras, 21 de dezembro de 1947  — Cancún, 26 de fevereiro de 2014), deixou-nos hoje. Foi o mais novo de cinco irmãos,  filhos  do também guitarrista de flamenco Antonio Sánchez. O seu nome artístico foi adotado em honra de sua mãe Luzia, de origem portuguesa, que por sua vez adotou o nome de Lucía Gomes. Foi com seu pai e seu irmão Ramón que aprendeu a tocar guitarra. 

Dois dos seus irmãos, Pepe de Lucía e Ramón de Algeciras tornaram-se igualmente músicos de flamenco: Pepe é cantor e Ramón é também guitarrista. 

Em 1991 gravou o Concierto de Aranjuez de Joaquin Rodrigo com a Orquestra de Cadaques. O autor, presente nas gravações, afirmou que nunca ninguém tinha tocado a sua peça com tanta paixão e intensidade como Paco de Lucía.

Paco de Lucía  apresentou-se em Portugal por duas vezes, em 1990 e 2004, tendo realizado concertos em diversas cidades, entre as quais Lisboa, Porto e Figueira da Foz. Atuou, em 29 de Novembro de 2007 no Campo Pequeno, em Lisboa, num espetáculo em que apresentou temas do álbum "Cositas Buenas".

Prémio especial do júri do Concurso Internacional de Flamenco de Jerez de la Frontera (1959), e também Prémio Príncipe das Astúrias na categoria de arte (2004),  deixou-nos neste 26 de fevereiro de 2014 no México, onde residia.

O mundo da música ficou mais pequeno, mais pobre.

Descanse e paz.






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...