segunda-feira, dezembro 05, 2011

LEONARDO DA VINCI: PINTOR NA CORTE DE MILÃO - National Art Gallery, Londres









Nestas férias de Natal que se avizinham, sugiro, consoante a bolsa de cada um, uma visita a esta fantástica e monumental exposição, inaugurada em 9 de novembro passado: Leonardo da Vinci: Pintor na Corte de Milão, que estará aberta ao público até 5 de fevereiro de 2012.

Foram necessários cinco anos de tentativas e negociações, para, finalmente, a National Art Gallery de Londres, conseguir reunir num só lugar o maior número de obras de Leonardo da Vinci que o mundo já viu. A exposição Leonardo da Vinci: Pintor na Corte de Milão, concentra-se na produção artística do período entre 1482 e 1499, quando Leonardo trabalhava como artista assalariado para o Duque Ludovico Sforza.

1- Retrato de Um Músico; 2- A Virgem e o Menino
São 60 peças, desde quadros famosos como  as duas versões da Virgem dos Rochedos, que serão vistas pela primeira vez lado a lado, graças a um empréstimo do Louvre, até uma coleção de 50 desenhos relacionados às pinturas, totalmente desconhecida até então. 
A Exposição inclui também a obra Salvator Mundi (reproduzida no início da mensagem), uma pintura perdida e identificada numa coleção americana, mistério digno do livro de Dan Brown "O Código da Vinci", que apenas recentemente foi atribuída a Leonardo, sendo a sua autenticidade ainda questionada por alguns.

As duas versões da Virgem dos Rochedos
Listada pela National Art Gallery como um trabalho original de Da Vinci, a pintura foi vendida na Sotheby´s em 1958 por 45 libras, embora na época se acreditasse ser da autoria de um dos alunos de Leonardo Da Vinci. Presentemente, os especialistas avaliam-na em 200 milhões de dólares.

Está igualmente em exibição um trio de retratos que revolucionou o género, entre eles o único que Leonardo fez, de um homem: Retrato de um Músico.
A Belle Ferronière pode ser um retrato da duquesa ou de uma das amantes do Duque de Milão e o mais elogiado dos três, Dama com Arminho, retrata a amante de Ludovico, Cecília Gallerani, conhecida pela sua beleza e inteligência.

1- La Belle Ferronière; 2- Dama com Arminho
Também estão em exibição os desenhos de Leonardo Da Vinci, pertencentes à Rainha Elizabeth II, provavelmente comprados durante o reinado de Charles II, mas só descobertos, por caso, em 1778.
Devido à grande procura, a organizacão da exposição recomenda que os bilhetes, vendidos com hora marcada, sejam adquiridos com a devida antecedência.


A não perder. Exposições como esta, acontecem uma vez na vida...




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...