segunda-feira, agosto 30, 2010

BEETHOVEN - Para além dos limites...



Hélène Grimaud é, aos 39 anos, uma das mais aclamadas pianistas francesas no panorama internacional. Após algumas ausências motivadas por problemas de saúde e que a levaram a cancelar alguns concertos, Hélène Grimaud retoma os palcos.

Um dos seus professores disse-lhe: "Não quero que sejas a melhor, quero que sejas única". Beethoven tem, para Hélène, um encanto especial. Em Berlim interpretou recentemente o Concerto para Piano nº.5, conhecido como o "Imperador".
"Penso que os meios de que Beethoven dispunha para escrever a sua música não eram suficientes para ele", explica Hélène Grimaud. "Ele compunha, frequentemente para lá dos limites, para lá dos instrumentos que existiam naquele tempo, e até mesmo para lá da "realidade" da matéria musical...".
Grimaud interpreta este concerto há alguns anos. Todavia, ao longo do tempo a sua música amadurece dentro da intérprete.
"Mesmo num lapso curto de tempo, cinco anos, tudo muda constantemente e esse é também o mistério. O milagre da música é que muda dentro de ti, apesar de ti, e para lá de ti. Os momentos mais bonitos não são aqueles que são perfeitos plàsticamente, são os momentos onde sentimos a fragilidade, o abismo, onde sentimos que tudo está em jogo, tudo é arriscado. E são esses os momentos que me tocam mais, que me prendem...".
Senhora de grande beleza pessoal, Hélène Grimaud ainda escreve livros sobre música e tem uma grande e curiosa paixão por lobos. Sim, não só ama estes animais como também escreve sobre eles e edita DVDs onde defende a sua preservação.
É tempo agora, não de escrever mais sobre Hélène Grimaud, mas de nos deliciarmos com um pouco de Beethoven, recordar tempos em que eu própria também o interpretei, tendo de antemão a noção de que esse pouco saberá sempre a muito pouco...

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...