segunda-feira, dezembro 11, 2017

BRAGA CELEBRA O NATAL COM O MAIOR PRESÉPIO VIVO NA EUROPA(PRISCOS 2017)





"Braga é palco do melhor Natal de Portugal, com uma programação muito ambiciosa e diversificada que vai ao encontro de todos os públicos", afirmou na apresentação do “Braga Natal” o presidente da autarquia.
A autarquia garantiu, dias mágicos" com um "ambiente festivo e espírito de comunidade trabalhado ao mais ínfimo pormenor por todos os que se associam a este grande evento".

A destacar ainda, a Tenda de Natal, que ficará na Avenida Central e onde decorrerão espetáculos de dança a que se junta o maior Presépio Vivo da Europa, em Priscos, entre os dias 16 de dezembro e 21 de janeiro.
Uma oportunidade para fazer uma viagem ao tempo de Jesus.
São cerca de 800 os participantes que dão vida a uma história sempre antiga e sempre nova. É um espaço com cerca de 30.000 m2 de ocupação e com mais de 90 cenários, com referência às culturas egípcia, judaica, romana, assíria, grega e babilónica.

Presépio vivo de Priscos, Gruta


Não faltam muitos dos ofícios que existiam no tempo de Jesus: os ferreiros a forjarem e a temperar o ferro, o sapateiro a concertar sandálias rompidas, serradores que cortam lenha, camponeses a organizarem as ferramentas de trabalho, a tecedeira no tear a jogar fios de lã, o oleiro a moldar o barro, a padeira a amassar a farinha, entre tantos outros cenários da época, e, claro, a família de Nazaré a ser família diante das sombras do seu tempo...

Os visitantes podem usufruir de uma vasta oferta gastronómica, disponível nas várias casas das “aldeias dos judeus e dos romanos” Podem saborear o “pão de César”, o “hidromel”, a “posca”, castanhas assadas, água-pé, café no pote, doces dos judeus, pão romano, ginja, doces de Roma e o famoso pudim “Abade de Priscos”.

O Presépio ao Vivo de Priscos oferece aos visitantes 4 grandes espetáculos: “O Casamento Judaico”; “Cortejo da Luz”; “O Julgamento” e “O Funeral”. Uma das maiores atrações deste evento natalício será também a possibilidade de contactar com animais reais. A verdadeira estrela deste presépio é a Gruta, com mais de 10 metros de largura e com as figuras bíblicas de Maria, José, o menino Jesus, a vaca e o burro. As construções são feitas com paixão e experiência pelos habitantes de Priscos e por reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga que oferecem o seu tempo, habilidades e competências para reviver o evento que mudou a história do mundo.

Presépio de sonho, onde cada um deposita o seu, com a esperança de um mundo melhor.






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...