O Dia do Pai ou Dia dos Pais, celebra-se em Portugal no dia 19 de março, seguindo a tradição da Igreja Católica, que celebra neste dia São José, marido de Maria, a mãe de Jesus Cristo. É a data em que se homenageia a figura paterna.
A origem desta comemoração é suposta ser originária da Babilónia onde, há mais de quatro mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão comemorativo. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Entretanto, a institucionalização dessa data é bem mais recente. Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart.
O interesse por esta data difundiu-se pela cidade de Spokane e por todo o Estado de Washington e a partir dessa altura tornou-se uma festa nacional.
Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o "Dia do Pai" (Father's Day). Segundo a tradição, nos Estados Unidos este dia comemora-se no terceiro domingo de Junho.
No Brasil, a data foi criada pelo jornalista Roberto Marinho que implementou com o objetivo de incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento do seu jornal, "O Globo".
Neste país, Brasil, a data é comemorada no segundo domingo de agosto.
É ainda conhecido o facto do publicitário Sylvio Behring ter proposto a celebração do "Dia dos Pais" para o dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família Behring.
E como estamos no nosso Portugal, deixamos aqui um abraço de saudação a todos os Pais portugueses, ausentes ou não!
Sem comentários:
Enviar um comentário