quarta-feira, maio 16, 2012

MOURINHO - Cada Vez Mais "Special One"...

















Aquele que é o melhor treinador do mundo é português. Amado por muitos e odiado por tantos outros, não foge a esta regra característica das personalidades fortes. Mas uma coisa é certa: o que José Mourinho faz  como treinador, faz bem e merece os méritos que recebe. 


José Mourinho e Bobby Robson

Apesar de não fornecer informações extraordinárias, é bom relembrar um pouco da vida de José Mourinho,ou melhor, José Mário dos Santos Mourinho Félix. Nascido em 26 de Janeiro de 1963, conta hoje 49 anos de idade. A sua infância e juventude foi vivida em Setúbal, cidade onde nasceu. É filho de Félix Mourinho ( que em tempos foi guarda-redes do União de Leiria e, mais tarde, também treinador de futebol) e de Maria Júlia, que não incentivou muito o seu interesse por futebol, ainda em pequeno.



José Mourinho campeão da Liga dos Campeóes

Viveu sempre com um pé na relva e outro na escola. Apenas com dez anos de idade, Mourinho já sabia muito sobre o futebol da altura, especialmente os seus jogadores. Por volta dos seus dezasseis anos, era o seu pai na época guarda-redes, interessava-se muito pelo futebol, pelas tácticas e até pelas conversas de balneário que por vezes escutava.

Chegou mesmo a ajudar o clube do pai. Numa altura em que um jogo era definitivo para a passagem ou não para a primeira divisão, Mourinho passou uma semana a assistir aos treinos do adversário, a estudá-lo. A verdade é que as suas observações e conclusões foram boas já que o objetivo foi alcançado.


José Mourinho e Sir Alex Ferguson

Quem não gostava muito do grande interesse do filho por futebol era a sua mãe. Sobretudo porque apesar de jogar bem, José Mourinho não era um grande jogador e, por isso, seus pais queriam que ele se preocupasse primeiramente com os estudos e depois com a bola. Conselho que Mourinho seguiu, licenciando-se no Instituto Superior de Educação Física.

Mesmo não sendo a sua "especialidade", como se veio a comprovar mais tarde, Mourinho chegou a jogar futebol, tendo começa do pelos iniciados do Grupo Desportivo e Recreativo "O Sindicato" de Setúbal e pelos júniores do Belenenses. Mais tarde jogou nos seniores do Rio Ave, passando também pelo Sesimbra e novamente pelo Belenenses. Mas, vendo que nunca seria uma grande estrela, desistiu de ser jogador. Além disso, chegou a ser professor de educação física numa escola de Alhos-Vedros.

Biografia Oficial de José Mourinho

Esta desistência de ser jogador de futebol abriu as portas para a carreira que o iria fazer brilhar. Na década de 90 estreou-se como treinador adjunto de Manuel Fernandes no Estrela da Amadora. Mas foi com Sir Bobby Robson que José Mourinho mais evoluiu e com o qual pode começar a trabalhar no estrangeiro. Começou como treinador adjunto do inglês no Sporting, mudou-se para o Futebol Clube do Porto quando Robson também treinou este clube e mais tarde acompanhou-o ainda na sua ida para Barcelona.

Só deixou a companhia de Bobby Robson quando este foi contratado por outro clube, mas Mourinho preferiu continuar com o novo treinador do Barcelona, Louis Van Gaal. O facto de ter começado como treinador adjunto deu-lhe "bagagem" para mais tarde entrar no comando de grandes equipas, como todos sabemos. Além disso, o facto de ter treinado, mesmo como adjunto, equipas estrangeiras fez com que se integrasse com facilidade em novos países e novas realidades.

Mais tarde surge a oportunidade de ser ele a treinar uma equipa, neste caso uma equipa portuguesa, o Benfica. Mas após eleições no clube e apesar de ter conquistado os adeptos do Benfica, Mourinho acabou por ser trocado por outro treinador. Mas não ficou muito tempo parado, porque logo de seguida foi contratado pelo União de Leiria. Mas, claro, o grande impulso na sua carreira foi dado com a sua admissão no Futebol Clube do Porto.

José Mourinho sempre Português!...

As mudanças fizeram-se sentir no clube e Mourinho, após ter perdido o campeonato, afirmou que isso se não repetiria na época seguinte. E assim aconteceu. Mas ainda, já com o Futebol Clube do Porto, conquistou duas vezes o Campeonato Português, a Taça de Portugal, a Supertaça Portuguesa, a liga dos Campeões da Europa e a Taça UEFA. Com tudo isto, Mourinho não só mostrou o quão bom estava a ser o seu trabalho, mas também fez um clube português, pela primeira vez, ganhar a Taça UEFA.

Com tantas vitórias acabou por chamar a atenção do estrangeiro e foi contratado pelo Chelsea FC. Os sucessos continuaram: ganhou duas vezes o Campeonato Inglês, a Taça de Inglaterra, a Supercopa de Inglaterra e a Taça da Liga Inglesa. É de realçar que o Chelsea FC não conseguia ganhar o campeonato desde há 50 anos. Mas nem esse feito fez com que José Mourinho aí permanecesse, sendo que muitos foram da opinião que o trabalho do treinador não foi valorizado pelo clube, apesar de bem remunerado.


Mourinho faz compras em Milão

Mas, após os rumores,confirmou-se que Mourinho iria treinar a equipa do Inter de Milão. Tal como já havia feito ao ir treinar os outro clubes, levou a sua equipa técnica consigo. Os feitos repetiram-se em Itália, Mourinho ganhou o Campeonato por duas vezes, a Copa Italiana, a Supercopa e a Liga dos Campeões. Com isto, Mourinho foi o primeiro treinador a ganhar o campeonato nacional, uma taça e a competição europeia por duas vezes. A primeira fê-lo com o FC do Porto em Portugal e passados 6 anos conseguiu o mesmo, em Itália, com o Inter de Milão.

Mas Mourinho não se ficou por Itália, estando actualmente a treinar o melhor clube do mundo, o poderoso Real Madrid.

No seu primeiro ano à frente do Real Madrid, José Mourinho conquistou a Taça do Rei frente ao eterno rival Barcelona, com um golo de Cristiano Ronaldo no 1.º tempo do prolongamento. No dia 22 de Julho de 2011, para além de treinador, José Mourinho passou a acumular as funções de diretor desportivo do Real Madrid, aumentando assim o seu poder no clube merengue. E com certeza não se vai ficar por aqui...

Este terá sido, por ventura, o campeonato mais difícil da história do treinador português. É justo que assim o consideremos, porque é verdade. E porque não há coisa mais difícil no mundo do futebol de hoje, do que derrotar o Barcelona, e em Camp Nou, seja por um ponto, por dez ou por vinte...

José Mourinho e o Real Madrid festejam a vitória .

Para Mourinho, fica cumprida mais uma etapa de uma carreira que parece incrivelmente escrita, passo a passo, pelo punho do treinador. Portugal, Inglaterra, Itália, Espanha. Um dia destes outra vez Inglaterra, provavelmente. Por fim a Seleção Nacional . Quando Mourinho quiser. Só alguém muito grande para controlar assim uma esfera redonda, escorregadia e caprichosa, a bola.

Em 2012, e salvo qualquer feito excecional no Euro, o treinador português voltou a ser o mais forte candidato a melhor do mundo.

Mas José Mourinho, para quem o presente é sinal do futuro, já está a considerar a conquista da 11.ª Liga dos Campeões. E a pensar no Euro. E a afirmar que o tempo das celebrações acabou, e que o Real Madrid não pode dormir sobre as vitórias alcançadas...





PRÉMIOS INDIVIDUAIS:
  • Treinador do Ano (UEFA): 2003
  • Equipa do Ano (UEFA): 2004, 2004, 2005
  • IFFHS Melhor Treinador do Mundo (3): 2004 2005, 2010
  • Melhor Treinador do Ano (World Soccer): 2004, 2005, 2010
  • Onze d'Or, Treinador Europeu do Ano (1): 2005
  • Personalidade do Ano, Treinador do Ano (BBC Sports):2005
  • Treinador do Ano (FA Premier League): 2004/2005, 2005/2006
  • Treinador do Mês (FA Premier League): novembro 2004, janeiro 2005, março 2007






Sempre e cada vez mais o "Special One"...










Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...