sexta-feira, outubro 08, 2010

MUSEU HERMITAGE - Cidade que não dorme- II

Esta mensagem constitui a segunda parte da mensagem que publiquei em 7 de Julho deste ano, "CIDADE QUE NÃO DORME- I", sobre a cidade de S.Petersburgo, na Rússia. Infelizmente só agora tive oportunidade de o fazer, talvez um pouco tardiamente, pelo que peço desculpa a todos que me estiverem a ver.

O Museu Hermitage, museu que me fascina particularmente, localiza-se em S.Petersburgo e é um dos maiores museus de arte do mundo.

A sua vasta coleção possui itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas da história russa, europeia, oriental e do norte de África, e está distribuída em dez edifícios, situados ao longo das margens do rio Neva, dos quais sete constituem por si mesmos monumentos artísticos e históricos de grande importância. Neste conjunto destaca-se o Palácio de Inverno, que foi a residência oficial dos Czares quase ininterruptamente desde a sua construção até à queda da monarquia russa.

Organizado ao longo de dois séculos e meio, o Hermitage possui hoje um acervo de mais de 3 milhões de peças. O museu mantém ainda um teatro, uma academia musical e projectos subsidiários em outros países. O núcleo inicial da coleção foi formado com a aquisição, pela imperatriz Catarina II, em 1794, de uma coleção de 225 pinturas flamengas e alemãs de um importante negociante da época.

O Hermitage é uma propriedade do Estado Federal. Desde 1990, o diretor do museu foi Mikhail Piotrovsky. Dos seis edifícios do complexo principal museu, quatro, ou seja, o Palácio de Inverno, o Pequeno Hermitage, o Velho e o Novo Hermitage,estão parcialmente abertos ao público. Os outros dois são do Teatro Hermitage e da Câmara de Reserva.

O bilhete de entrada para turistas estrangeiros custa várias vezes tanto quanto o preço pago pelos cidadãos russos...Mas na primeira quinta-feira de cada mês, a entrada é gratuita para todos os visitantes, com a excepção dos estudantes e crianças, para os quais é sempre gratuita.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...