sexta-feira, julho 30, 2010

ANTÓNIO FEIO (1954-2010)

Aos 55 anos, pai de quatro filhos, António Feio morreu esta noite no Hospital da Luz. Vítima de cancro, combateu a doença com a mesma dignidade e sorriso com que viveu a sua vida. A nossa cultura vai ficando cada vez mais pobre...

Nasceu em Moçambique e aos doze anos inicia a sua carreira de actor no Teatro Experimental de Cascais. Foi, sem dúvida, o homem que renovou a Comédia em Portugal e ao encher as salas dos teatros, cinemas e os televisores das nossas casas, consegue fazer as pazes do público com o teatro, em particular. Quem não se recorda das "Conversas da Treta" e do respectivo filme?

Encenador, produtor e professor, deixa-nos também um conjunto de jóvens talentos que certamente dignificarão o seu mestre: Nuno Lopes, Bruno Nogueira, Marco Horácio e outros. O Presidente da República, prof. Cavaco Silva, agraciou António Feio com a Condecoração da Ordem do Infante em 27 de Março deste ano e já apresentou sentidas condolências a sua família, num comunicado divulgado pela comunicação social.

Numa última e simples homenagem, cito algumas das palavras proferidas por António Feio quando da apresentação do filme "Contraluz" de Fernando Fragata: "...Vivam a Vida, aproveitem cada momento, ajudem-se uns aos outros e agradeçam. Não deixem nada por fazer, nem por dizer...".


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...