Afinal Kadhafi, de 69 anos, não andava fugido pelo sul da Líbia nem estava refugiado junto à fronteira com a Argélia, como o próprio Conselho de Transição julgava. Estava na sua cidade natal, último bastião das forças que lhe eram leais e refúgio provável, mas menosprezado pelas autoridades líbias, por ser tão óbvio. Foi junto aos seus que Kadhafi tentou resistir à mudança inevitável e foi ali que a mudança o apanhou.
![]() |
Local onde se escondeu Kadhfi, perto de Sirte |
No fim da madrugada de ontem, perante a queda iminente da cidade, tentou fugir. Uma coluna armada com cerca de quinze veículos deixou Sirte rumo a oeste, mas tinha percorrido pouco mais de 3 quilómetros, quando foi detetada por aviões franceses da NATO.
A coluna foi bombardeada e os poucos sobreviventes, incluindo Kadhafi, ferido nas pernas, procuraram refúgio em dois túneis de escoamento de águas, debaixo de uma auto-estrada. Foi ali que os rebeldes os encontraram, pouco depois.
Após um forte tiroteio, os poucos guardas que restavam foram mortos e o ditador foi capturado, de pistola na mão e a pedir clemência. Baleado no abdómen, foi metido numa carrinha e levado para Sirte, onde foi manietado e espancado por combatentes rebeldes, antes de ser executado, ao que tudo indica, com um tiro na têmpora esquerda.
![]() |
Corpo de Muammar Kadhfi |
O Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia ainda não decidiu o destino dar ao cadáver do ex-líder Muammar Kadhafi. Apesar da lei islâmica indicar que o funeral deve ocorrer o mais depressa possível, o funeral pode ser adiado por alguns dias. "Disse-lhes para guardarem (o corpo) numa câmara frigorífica durante alguns dias, para garantir que todos saibam que está morto", afirmou o ministro do petróleo, Ali Tarhouni, adiantando que ainda que não está marcada qualquer data para o enterro.
O corpo de Kadhafi foi transportado para Misrata. A ONU pretende abrir um inquérito para esclarecer como o ex-líder líbio foi morto. "As circunstâncias não são claras. Pensamos que é necessário abrir um inquérito" afirmou o porta-voz do alto comissariado, Rupert Colville, referindo-se à confusão causada pela existência de um video em que Kadhafi aparece vivo entre os rebeldes.
A morte de Muammar Kadhafi termina uma era na Líbia e põe fim à vida de um dos governantes mais excêntricos do mundo árabe, o que não o impediu de receber e ser recebido ao longo das décadas, por estadistas de todo o mundo.
![]() |
Kadhafi com alguns líderes europeus |
Mas alguns deles, como Sarkozy, apoiaram as forças que o derrubaram.
Imagens divulgadas pela al-Jazeera mostram o corpo ensanguentado a ser arrastado pelas ruas da cidade de Sirte, na humilhação final daquele que um dia quis ser o "Rei dos Reis" de África".
Já consultei as ms. sugeridas no FB. Obrigada!
ResponderEliminarA execução de Kadaphi, uma barbaridade, não lhe parece?
Oxalá, os líbios saibam entrar no caminho da paz e do desenvolvimento!
Beijinho
Oxalá assim seja, os líbios já têm passado bastante, no que respeita a fome e conflitos. Só que realmente não era preciso tanta barbaridade, como muito bem diz, nem o exibicionismo que se lhe seguiu...
ResponderEliminarBjs.